Tags

Oito moradores do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz tiveram alta nesta terça-feira (28). Os pacientes passarão a viver em Residências Terapêuticas, sendo um deles em Sorocaba. Os outros sete foram transferidos para a cidade de Guapiara.

Desde o início do ano, já deixaram o hospital 34 pacientes, destinados aos seus municípios de origem, a maioria para viver em residências terapêuticas, com assistência, acompanhamento e o direito de voltar a viver em sociedade garantidos.

O secretário da Saúde de Guapiara, Jedson Wallan Vale de Lima, participou pessoalmente da transferência dos pacientes para aquele município, contando ainda com equipe técnica formada por enfermeira e assistente social de Guapiara e de uma psicóloga do Polo Vera Cruz. Atualmente a cidade conta com aproximadamente 17 mil habitantes e uma Rede de Atenção Psicossocial formada por um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), um ambulatório de saúde mental e uma Residência Terapêutica que terá gestão do próprio município. Segundo Lima, a RT é mista e tem capacidade para dez vagas.

O paciente de Sorocaba foi recepcionado com um café da tarde especial na RT Villagio. A transferência foi acompanhada pela coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Fernanda Biudes, e enfermeira Telma Amaral.

O processo de desinstitucionalização da Saúde Mental vem sendo realizado em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Prefeituras, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Ministérios Públicos Federal e Estadual. Em Sorocaba, para dar suporte ao processo e abrigar os ex-moradores, a Rede de Atenção Psicossocial é formada por sete Caps e 26 Residências Terapêuticas.

Atualmente, restam internados no Hospital Vera Cruz 262 pacientes, sendo 100 pacientes considerados sorocabanos – cidadãos de fato ou que, devido à condição de abandono, estão adotados pelo município. Em outros hospitais da região, há mais 38 sorocabanos. Para receber esses pacientes, a Secretaria da Saúde de Sorocaba anunciou neste mês de março a elaboração de editais para licitações voltadas à abertura de mais 14 Rts, com 140 vagas, e um Caps III.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios