Tags

Em Sorocaba, a Guarda Civil Municipal (GCM) já está atendendo pelo número 153 como Serviço Público de Emergência. O novo número padroniza o telefone das Guardas Civis de todo o país, além de facilitar o acesso ao serviço oferecido.

Com a mudança, todas as chamadas realizadas para o número da GCM serão gratuitas e válidas em todo o território nacional, podendo acionar a corporação da GCM no respectivo município.

A alteração é benéfica e promove a padronização do número, a exemplo de outras corporações que utilizam do telefone ‘tridígito’. A mudança é fruto da Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), mais especificamente em seu art. 17, que prevê que “a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará linha telefônica de número 153 e faixa exclusiva de frequência de rádio aos Municípios que possuam guarda municipal.”

Para o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, a mudança é importante, pois insere Sorocaba no contexto nacional no que tange as GCMs. “O novo telefone também facilita o acesso aos serviços oferecidos, já que é o padrão para as guardas municipais em todo o país”, destacou. 

Telefone 199

O telefone 199 continua operando normalmente e será exclusivo para a Defesa Civil.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios