Tags

Com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármem Lúcia, e do governador Geraldo Alckimin, o prefeito de Sorocaba, José Crespo, participou ao lado do prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira, e demais autoridades, da inauguração da Penitenciária Feminina de Votorantim, na tarde desta segunda-feira (20).

A unidade prisional, com capacidade para 850 pessoas, receberá as primeiras detentas que estão na atual Cadeia Pública de Votorantim, a partir desta terça-feira (21), pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou da cerimônia para fazer a entrega simbólica de 500 livros para o acervo da biblioteca existente na unidade prisional. O acervo foi entregue para a diretora da unidade, Gisele Motta Miranda.

Após a cerimônia de entrega, a comitiva de convidados visitou as dependências da penitenciária, entregue com quase sete anos de atraso. A entrega da unidade é esperada desde agosto de 2010.

Para o prefeito José Crespo, a entrega é um marco para a região. “Uma obra importante para abrigar as detentas de forma adequada; demorou muito para acontecer e fico feliz por acompanhar essa entrega durante o meu mandato”, comentou.

Para a vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, que durante vinte anos atuou à frente de delegacias especializadas à mulher, a entrega da unidade é um momento importante. “Diante da concepção dessa penitenciária, será uma forma mais humanizada de abrigar as detentas que terão atividades laborativas e educacionais, onde teremos um sistema prisional humanizado e compatível com a dignidade humana”, comentou Jaqueline.

Com Ala de Progressão, a unidade é a quinta construída especialmente para mulheres, respeitando as particularidades e necessidades do público feminino, principalmente aquelas ligadas à saúde.

A medida é inédita, tendo em vista que as unidades femininas do Estado são masculinas adaptadas.

A obra de 19 mil m² abriga celas, administração, área de saúde adaptadas, setores para amamentação, creche, playground, biblioteca, oficina de trabalho, pátios e oito celas para deficientes. Contará ainda com alas de enfermaria adaptadas para as mulheres, setores para amamentação e creche.

A obra tem custo total de R$ 49,6 milhões. A unidade prisional fica localizada na rodovia Dr. Miguel Raimundo Antunes Soares, km 105,5 (SP-79), no sentido Piedade/Votorantim.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios