Tags

Nesta segunda-feira (20) a Prefeitura de Sorocaba iniciou as comemorações Semana da Água e do Dia do Rio.

A cerimônia de abertura das atividades aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e funcionários da Prefeitura.

Ronald Pereira da Silva, responsável pela Secretaria de Recursos Hídricos, destacou que Sorocaba recebeu o reconhecimento por possuir uma das melhores águas do País, pelo “Pró-Água” – Programa da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, que coleta e analisa água de diversos pontos da cidade. Sorocaba trata e distribui 200 milhões de litros de água por dia.

“O tratamento e recuperação do Rio Sorocaba é um trabalho que tem a atenção da Prefeitura e do SAAE, recuperando dos níveis de oxigenação de suas águas, o que pode ser atestada o pela povoação de peixes, e consequentemente, a volta dos pescadores e do ecossistema ao entorno”, destacou Ronald. Outro indicador de recuperação do rio para a cidade é a nova Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia, cuja licitação está em andamento, com a captação de água bruta diretamente no Rio Sorocaba para tratamento e distribuição. “Será uma grande obra do SAAE e da Prefeitura”, completou o secretário.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, ressaltou a preocupação do prefeito José Crespo com as questões ambientais. “É determinação do nosso prefeito promover ações de conscientização e educação ambiental. Temos que preservar o Meio Ambiente. A Mãe Natureza está pedindo socorro! É importante preservar a água, ela é fonte de vida!”, reforçou.

O secretário também enfatizou a importância da participação de todos nas atividades programadas em comemoração à Semana da Água. Várias ações estão previstas durante toda a semana.

Primeiro dia de atividades

Na tarde desta segunda-feira (20) começaram as visitas monitoradas no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA – Rio Sorocaba) que completa dois anos de existência neste mês. O espaço tem por objetivo promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do Rio Sorocaba.

Trinta e sete alunos de duas turmas do 2o ano da Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida” participaram da visita monitorada. Os alunos tiveram a oportunidade de, além de ver o rio de perto, conhecer sobre o trajeto do rio, a fauna associada, o processo de despoluição do rio e também sobre os tratamentos de água e de esgoto.  As crianças gostaram muito das atividades e ouviram as informações com bastante atenção e interesse.

Confira aqui a programação completa para os próximos dias:

21 de março – terça

O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) completa 2 anos. Nos dias 20 e 21 de março, das 13h às 16h, a população poderá participar de uma visita monitorada ao espaço e observação do rio Sorocaba. O CEA Rio Sorocaba fica na Avenida Dom Aguirre, 140, em frente ao Poupatempo.

No Saae, partir das 9h30, a equipe de Educação Ambiental da autarquia recebe os funcionários da empresa Flexitronics na ETE S-1, onde conhecerão todo o processo desenvolvido dentro da maior Estação de Tratamento de Esgoto de Sorocaba. Ainda na terça-feira, mais uma turma da Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida” participa de visita monitorada, a partir das 13h, ao Centro de Educação Ambiental (CEA) do rio Sorocaba.

Dia 22 de março – quarta

A Praça Coronel Fernando Prestes receberá, das 9h às 16h, a exposição “Biodiversidade de Sorocaba” que contará com exemplares de animais taxidermizados (“empalhados”) que compõem a biodiversidade do rio. Também serão doadas mudas de árvores.

O Saae contará com duas atividades: às 9h, visita monitorada dos alunos do Colégio Conquistar, do bairro do Éden, à Estação de Tratamento e Água do Cerrado, onde conhecerão todo o processo de tratamento da água que é distribuída em Sorocaba, desde a sua chegada, depois de transportada pelas adutoras a partir da represa de Itupararanga; e das 9h às 14h, atividade interna na autarquia, em sua unidade Central, no Jardim Santa Rosália, com apresentação aos funcionários de atividades relacionadas ao uso consciente da água e sistemas de combate ao mosquito da dengue (vasos freáticos) e de captação de água de chuva (mini cisterna), culminando com uma atividade lúdica, denominada “A água que queremos”.

Dia 23 de março – quinta

Das 9h às 16h será realizada no Paço Municipal a exposição “Biodiversidade de Sorocaba”. Haverá doação de mudas de árvores e atividades de Educação Ambiental.

Nesse dia, os integrantes da equipe de Educação Ambiental do Saae estarão presentes, durante todo o dia, com um stand no andar térreo do Paço Municipal, sensibilizando os funcionários e o público em geral sobre o uso consciente da água tratada e apresentando um sistema que permite a captação e o aproveitamento das águas de chuvas. Dentre as atividades educativas, a economia de água dentro do ambiente de trabalho será destacada ao servidor municipal.

Dia 24 de março – sexta

A população está convidada para participar de um plantio de árvores às margens do Rio Sorocaba. O plantio será realizado na Rua Carlos André Isse, próximo ao Clube do Idoso do Centro Esportivo “André Matielli” (Pinheiros). Durante a ação serão plantadas 60 mudas de árvores nativas e/ou frutíferas.

Dia 25 de março – sábado

Acontecerá a tradicional Descida do Rio Sorocaba. A saída de barco será da Usina Cultural “Ettore Marangoni”, às 9h, e o trajeto seguirá até o Parque Porto das Águas, onde por volta das 10h será realizado um plantio de 60 mudas no local.

Os interessados em participar da descida devem realizar inscrição prévia pelo telefone 3219-2299 no setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins. Os participantes obrigatoriamente devem levar seu caiaque e colete salva-vidas.

Dia 26 de março – domingo

A participação da equipe de Educação Ambiental do Saae vai ocorrer na Feira das Águas na vizinha cidade de Votorantim, a partir das 13h, no Aquário Cultura da praça de eventos “Lecy de Campos”, onde será montado um stand para apresentação do trabalho desenvolvido pelo Saae/Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios