Tags

,

Para marcar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, comemorados em 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, por meio da sua equipe de Educação Ambiental, programou uma semana de atividades, que contará com ações voltadas ao público em geral, estudantes, empresas e funcionários da autarquia.

As atividades programadas, que contam com a participação e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), começam na segunda-feira (20), às 13h, com visita monitorada de estudantes da Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida” ao Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na margem esquerda do rio Sorocaba, próximo à ponte de Pinheiros. Na oportunidade, os participantes conhecerão, por meio de uma maquete, todo o caminho da água, desde a represa de Itupararanga; receberão informações sobre a história do rio Sorocaba e todo o trabalho desenvolvido pelo Saae para a sua despoluição; e serão informados sobre o processo de tratamento da água e do esgoto em Sorocaba.

Na terça-feira (21), a partir das 9h30, a equipe de Educação Ambiental da autarquia recebe os funcionários da empresa Flexitronics na ETE S-1, que conhecerão todo o processo desenvolvido dentro da maior Estação de Tratamento de Esgoto de Sorocaba. Ainda na terça-feira, mais uma turma da Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida” participa de visita monitorada, a partir das 13h, ao Centro de Educação Ambiental (CEA) do rio Sorocaba.  .

A semana de atividades comemorativas prossegue na quarta-feira (22), com duas atividades: às 9h, visita monitorada dos alunos do Colégio Conquistar, do bairro do Éden, à Estação de Tratamento e Água do Cerrado, onde conhecerão todo o processo de tratamento da água que é distribuída em Sorocaba, desde a sua chegada, depois de transportada pelas adutoras a partir da represa de Itupararanga; e das 9h às 14h, atividade interna na autarquia, em sua unidade Central, no Jardim Santa Rosália, com apresentação aos funcionários de atividades relacionadas ao uso consciente da água e sistemas de combate ao mosquito da dengue (vasos freáticos) e de captação de água de chuva (mini cisterna), culminando com uma atividade lúdica, denominada “A água que queremos”.

Na quinta-feira (23), os integrantes da equipe de Educação Ambiental da autarquia estarão presentes, durante todo o dia, com um stand no andar térreo do Paço Municipal, sensibilizando os funcionários e o público em geral sobre o uso consciente da água tratada e apresentando um sistema que permite a captação e o aproveitamento das águas de chuvas.

No dia seguinte, sexta-feira (24), no período da manhã, a atividade vai se constituir no plantio de mudas de árvores diversas nas margens do rio Sorocaba, nas proximidades do Clube do Idoso e do Centro Esportivo “André Matielli” (Pinheiros).

A programação será fechada no final de semana com duas atividades: no sábado (25), a partir das 9h, acontece a tradicional descida a barco no rio Sorocaba, com chegada ao Parque Porto das Águas, onde haverá o plantio de mudas de árvores; e no domingo (26), a participação da equipe de Educação Ambiental da autarquia vai ocorrer na Feira das Águas na vizinha cidade de Votorantim, a partir das 13h, no Aquário Cultura da praça de eventos “Lecy de Campos”, onde será montado um stand para apresentação do trabalho desenvolvido pelo Saae/Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios