Tags

A região do Parque São Bento está no plano de expansão da malha cicloviária de Sorocaba. A informação consta em resposta da Urbes – Trânsito e Transporte a requerimento do vereador Rafael Militão (PMDB).

De acordo com o documento a expansão já foi avaliada tecnicamente e está elencada na relação de vias do sistema cicloviário em momento oportuno. “A ciclovia está prevista para Estrada do Dinorah e Avenida Vinícius de Moraes”, explica o vereador Militão.

O plano cicloviário de Sorocaba conta com mais de 126 km distribuídos por toda a cidade e com um sistema gratuito de empréstimos de bicicletas, proporcionando além de facilidade de locomoção, uma melhoria significativa na qualidade de vida dos sorocabanos. “Boa parte da Avenida Vinícius de Moraes é uma via plana e nós vemos que muitos moradores do Parque São Bento já transitam de bicicletas pela avenida. A ciclovia vai trazer mais segurança para esses ciclistas”, afirma o Militão.

No requerimento o vereador também solicitou informações sobre a possibilidade que fosse implantada no bairro uma estação Programa Integrabike. “A resposta não foi positiva”, diz Militão.

Na resposta a Urbes informa que não há como atender ao pedido, visto limitações legais e financeiras do contrato já existente, que impossibilitam a expansão da rede existente de estações de bicicletas. Hoje a cidade conta com 19 estações.

Mas o vereador Militão não ficou desanimado com a informação. “Em outro ponto da resposta a Urbes coloca que o setor técnico da empresa pública já relacionou o Parque São Bento para avaliação de atendimento futuro. Isso significa que havendo um novo contrato para expansão do sistema ‘Integrabike’ o bairro deve ser beneficiado”, acredita o vereador Militão.

O empréstimo de bicicletas públicas e uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes para facilitar o deslocamento de um ponto a outro da cidade. Para ter acesso basta usar o Cartão do Transporte para retirar a sua bicicleta gratuitamente numa das 19 estações que somam 152 bicicletas que podem ser utilizadas por pessoas com mais de 18 anos que tenham quaisquer dos cartões de embarque do Transporte Coletivo municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios