Tags

Devido à divulgação de falsas informações em nome da Prefeitura de Sorocaba e de órgãos vinculados a ela, a Secretaria de Comunicação e Eventos cumpre o dever de alertar a população quanto à importância de sempre checar as origens das notícias e posts veiculados nas redes sociais, bem como em outros meios de comunicação.

Também é necessário redobrar os cuidados com pessoas que se passam por funcionários públicos e tentam adentrar as casas ou cobrar por serviços em nome da Prefeitura, conforme já noticiado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). A Secretaria de Comunicação e Eventos pede cuidado aos cidadãos para não colaborar na disseminação de notícias falsas.

A secretaria tem recebido demandas da imprensa sorocabana a fim de checar se são verídicas informações sobre a abertura de concurso público, processo seletivo, sorteio de casas e até mesmo de vagas abertas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e divulgadas por páginas não oficiais da Prefeitura. “Essas ações são criadas por oposicionistas ao governo e por gente que não quer o bem de Sorocaba. As pessoas são, infelizmente, enganadas por essas falsas divulgações. A melhor forma de checar se a informação é verdadeira é através das páginas oficiais da Prefeitura nas redes sociais ou no site da Prefeitura”, reforça Eloy de Oliveira, secretário de Comunicação e Eventos. Vale frisar que não há nenhum tipo de concurso ou processo seletivo aberto na Prefeitura neste momento. Quando houver algo do gênero, as informações serão amplamente divulgadas pela Prefeitura em seus meios de comunicação com a população e na imprensa local.

Casas populares

Também é falsa a notícia de que estão abertas inscrições para casas populares na cidade. A notícia foi compartilhada via Facebook no último dia 22, causando um grande número de ligações na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária em busca de informações. Não há neste momento nenhum programa habitacional em Sorocaba recebendo tais inscrições.

Falsos funcionários do Saae

O Saae também recebe com frequência diversos comunicados de cidadãos que estão sendo abordados por pessoas se dizendo funcionários da autarquia e exigindo pagamento adiantado por serviços diversos, que segundo dizem, devem ser realizados com urgência. A autarquia esclarece que nenhum dos serviços de manutenção prestados pelo Saae/Sorocaba exige pagamento de forma adiantada, e que nas intervenções que possuem taxas, a cobrança é feita somente nas contas entregues mensalmente.

De acordo com alguns relatos de cidadãos que foram abordados em seus imóveis, os golpistas se apresentam usando a mesmo uniforme azul da autarquia, mas sem qualquer identificação, seja o crachá ou a logomarca do Saae/Sorocaba.

A direção da autarquia enfatiza que as equipes que realizam serviços na cidade estão sempre ocupando viatura devidamente identificada e os funcionários trajam uniformes, com calça e camisa na cor azul-anil, também identificados com o nome e a logomarca do Saae/Sorocaba. Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato com o Saae pelos telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios