Tags

Exposições, expedição de barco, doação de mudas e plantios fazem parte da programação especial elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, para celebrar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, ambos comemorados em 22 de março.

Para marcar a data estão programadas várias atividades voltadas à população e desenvolvidas pelas equipes da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Todas as atividades são gratuitas.

De acordo com Jessé Loures, secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, o objetivo das ações é sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

A abertura oficial da programação comemorativa acontecerá no dia 20 de março, às 9h, na sede da secretaria, na Avenida Rudolf Dafferner, 105 – no Alto da Boa Vista.

Confira aqui a programação completa:

Dias 20 e 21 de março: O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) completa 2 anos. Nos dias 20 e 21 de março, das 13h às 16h, a população poderá participar de uma visita monitorada ao espaço e observação do rio Sorocaba. O CEA Rio Sorocaba fica na Avenida Dom Aguirre, 140, em frente ao Poupatempo.

Dia 22 de março: A Praça Coronel Fernando Prestes receberá, das 9h às 16h, a exposição “Biodiversidade de Sorocaba” que contará com exemplares de animais taxidermizados (“empalhados”) que compõem a biodiversidade do rio. Também serão doadas mudas de árvores.

Dia 23 de março: das 9h às 16h será realizada no Paço Municipal a exposição “Biodiversidade de Sorocaba”. Haverá doação de mudas de árvores e atividades de Educação Ambiental. Dentre as atividades educativas, a economia de água dentro do ambiente de trabalho será destacada ao servidor municipal.

Dia 24 de março: a população está convidada para participar de um plantio de árvores às margens do Rio Sorocaba. O plantio será realizado na Rua Carlos André Isse, próximo ao Clube do Idoso. Durante a ação serão plantadas 60 mudas de árvores nativas e/ou frutíferas.

Dia 25 de março: acontecerá a tradicional Descida do Rio Sorocaba. A saída de barco será da Usina Cultural “Ettore Marangoni”, às 9h, e o trajeto seguirá até o Parque Porto das Águas, onde por volta das 10h será realizado um plantio de 60 mudas no local.

Os interessados em participar da descida devem realizar inscrição prévia pelo telefone 3219-2299 no setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins. Os participantes obrigatoriamente devem levar seu caiaque e colete salva-vidas.

A atividade encerra a programação da Semana do Rio Sorocaba e do Dia Mundial da Água.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios