Tags

Com o objetivo de arregimentar as Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba em busca de soluções para os problemas dos municípios que a compõem, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), visitou a Câmara Municipal de Itu durante a sessão ordinária daquela Casa de Leis realizada na noite de segunda-feira, 13, quando foi recebido pelo presidente do Legislativo ituano, o vereador José Galvão Moreira Filho (DEM).

Manga foi saudado pela vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) e pelos vereadores Givanildo Soares (Pros), Benedito Roque (PTN) e Reginaldo Carlota (PTB), que ressaltaram a liderança política do presidente do Legislativo sorocabano, como o vereador mais votado da história de Sorocaba. O vereador José Galvão (DEM), como presidente da Câmara de Itu, agradeceu a visita de Rodrigo Manga, seu colega de partido, e ressaltou a importância de estreitar os laços entre as Câmaras Municipais em prol do desenvolvimento da região.

Ao fazer uso da palavra, Rodrigo Manga explicou o motivo de sua visita à Câmara Municipal de Itu, ressaltando que considera o município uma cidade irmã de Sorocaba. “Em reunião com o vereador José Galvão, surgiu a proposta de unirmos forças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a solução dos problemas mais urgentes dos 27 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba, através da realização de encontros dos Legislativos”, afirmou Manga, lembrando que o primeiro encontro já está marcado e será realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, no dia 24 de abril, uma segunda-feira, a partir das 10 horas.

Rodrigo Manga adiantou, ainda, que o tema da primeira reunião será o “Combate à Dependência Química”, um problema que classifica como o “mal do século”, responsável pela destruição de milhares de famílias. “Apenas em Sorocaba já contabilizamos 47 minicracolândias, uma situação que exige medidas urgentes e eficazes, tanto na prevenção, quanto no tratamento”, enfatizou o presidente do Legislativo sorocabano.

Manga anunciou ainda que o segundo encontro será sediado em Itu, em data a ser definida, com o tema “Geração de Emprego e a Capacitação do Trabalhador”, quando serão discutidas a estrutura que as cidades possuem para receber novas indústrias e a qualificação direcionada ao que o mercado necessita. “A nossa intenção é formar uma comissão para pleitear ao governador Geraldo Alckmin recursos para que a nossa região não fique esquecida”, concluiu.

Região Metropolitana – A Região Metropolitana de Sorocaba, criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.241, de 8 de maio de 2014, é composta por 27 municípios. Além de Sorocaba, sua cidade-sede, são os seguintes os municípios que a integram: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), relativos a 2014, a Região Metropolitana de Sorocaba conta com mais de 1,805 milhão de habitantes, dos quais 652.481 residem em Sorocaba, segundo a última projeção do IBGE, relativa ao ano passado. O município de Itu, o primeiro a ser visitado pelo vereador Rodrigo Manga (DEM), conta com 168.643 habitantes e é um dos mais tradicionais da região, cujas origens remontam a 1610, quando o bandeirante Domingos Fernandes, juntamente com seu genro Cristóvão Diniz, construiu a Capela de Nossa Senhora da Candelária. Em 1857, a Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios