Tags

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, reuniu em seu gabinete, no 6º andar do Paço, nesta segunda-feira (13), os comandos das polícias Civil, Militar, Ambiental, Rodoviária e Federal, da Guarda Civil, dos bombeiros, do Núcleo de Perícias e do Conselho Tutelar, além da vice-prefeita e secretários, para retomar o Gabinete de Gestão Integrada.

Criado pela lei municipal 9030, de 22 de dezembro de 2009, o órgão é instância colegiada de deliberação e coordenação no âmbito do município do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, firmado entre o município e a União, por meio do Ministério da Justiça, em 30 de abril de 2009, e não havia se reunido ainda.

O primeiro encontro serviu para que o prefeito anunciasse a intenção de colocar em prática as ações conjuntas, estabelecesse como foco graus de redução da criminalidade e conhecesse os números que cada segmento desenvolveu com sua atuação em área específica, bem como para que fosse informado das demandas de cada setor.

De acordo com o coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, comandante do CPI-7, que responde por 78 municípios, a retomada do Gabinete de Gestão é positiva. Para o delegado seccional da Polícia Civil, Marcelo Carriel, a medida vai garantir mais agilidade no combate à criminalidade e principalmente mais efetividade.

O tenente coronel Augusto dos Santos Galvão Júnior, comandante do 15º Grupamento de Bombeiros, disse que o gabinete poderá agir sobre situações que colocam em risco a população. Para Guilherme Bopré, comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, o mais importante é reunir ações de força com ações políticas.

“Queremos fazer mudanças significativas no combate à criminalidade. Por isto, já pedi ao secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto, que produza uma nova legislação para regular a atuação e vamos agir nos pontos mais complicados para que o efeito seja abrangente e ofereça resultados práticos”, disse o prefeito.

Entre os temas que serão atacados pelas ações do Gabinete de Gestão Integrada estão: moradores de rua, invasões de áreas, comércio irregular, cumprimento de leis sobre venda de bebidas alcoólicas perto de escolas, segurança nas escolas, combate ao tráfico de drogas e combate à criminalidade tradicional (furto, roubo, homicídio, etc).

Participantes

Participaram da reunião também a delegada Erika Tatiana Nogueira Coppini (Polícia Federal), Helton Padilha (representando José Aparecido Sanches Severo, diretor do Deinter-7), tenente coronel Marco Antônio de Carvalho (comandante do 5º Batalhão Rodoviário) e Luiz Nelson Duarte de Carvalho (diretor do Núcleo de Perícias Criminalísticas).

Ainda estiveram presentes: Rosemeire Porto (presidente do Conselho Tutelar), a vice-prefeita Jaqueline Coutinho e os secretários: José Augusto de Barros Pupin (Segurança), Anselmo Neto (Relações Institucionais), Cíntia de Almeida (Igualdade e Assistência Social), Wilson Unterkircher (Mobilidade) e Eloy de Oliveira (Comunicação).

Além de Marcos Mariano (comandante da Guarda Civil), tenente coronel Carlos Mello (comandante do 7º BPMI), Gilmar Ezequiel de Souza Oliveira (coordenador geral da Defesa Civil), capitão Ivan Godinho (comandantes do 1º Subagrupamento de Bombeiros) e Viviane Arruda (secretária-adjunta de Educação, representando a secretária).

Também compuseram o grupo nessa primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Gilson Gonçalves Dias (secretário executivo do gabinete), major Vanderson Alcolea (chefe da Divisão Operacional do CPI-7), Carlos Eduardo Paschoine (representando a área de trânsito da Secretaria de Mobilidade e a Urbes – Trânsito e Transporte).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios