Tags

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins realizará a doação de 150 mudas durante a feira-livre que será inaugurada no Parque dos Eucaliptos, Zona Oeste da cidade na quarta-feira (15), das 8h às 11h. A feira acontecerá na Rua Arnaldo Herbst.

O objetivo é utilizar os espaços públicos da cidade, de uma forma itinerante, para realização de doação de mudas e sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade local e incentivar a arborização urbana no município. Serão doadas 50 mudas de quaresmeiras, 50 de pitangas e 50 de araçás.

Segundo o secretário Jessé Loures, o objetivo é estimular a população para que plante árvores nos quintais e calçadas a fim de sensibilizá-la sobre a importância de manter as árvores da cidade.

O secretário municipal de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo de Morais, está à frente da pasta responsável pelas feiras livres da cidade e pela implantação dessa feira do Parque dos Eucaliptos, a primeira a ser criada na administração do prefeito José Crespo, após 16 anos de intervalo. “Estou muito feliz e vou incentivar as doações de mudas, já que é muito importante para a conscientização ambiental, principalmente das crianças”, disse o secretário Alexandre Hugo. Ele também declara que esse é mais uma atração no processo da reorganização das feiras livres de Sorocaba.

A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo do próprio munícipe, também atraem espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.

Antes do munícipe escolher a espécie, a equipe de Educação Ambiental apresenta algumas características e fotos de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins aproveita para informar aos munícipes que disponibiliza mudas de árvores para doação durante todo o ano no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, e no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). O CEA Rio Sorocaba está localizado na avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios