Tags

A primeira-dama de Sorocaba e presidente do Fundo Social de Sorocaba, Lílian Crespo, foi uma das homenageadas com o diploma ‘Salvadora Lopes’, promovido pela Câmara Municipal e destinado a agraciar mulheres que se destacaram na luta pela cidadania e na defesa dos direitos da mulher.

A honraria, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez, foi entregue na noite de quarta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, durante sessão solene.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, autoridades e convidados participaram da homenagem que destacou ainda outras personalidades da cidade.

Além da primeira-dama, receberam o diploma mulher-cidadã ‘Salvadora Lopes’ as seguintes homenageadas: Norma David Stefan, Tania Maria Batista, Miriam Burdin Berigo, Márcia Cristina Rodrigues. Já o diploma Cidadã Emérita Comunitária foi entregue a Rute Gargano Ramos da Silva. Em seu discurso emocionado representando as mulheres homenageadas, Lílian Crespo ofereceu a homenagem ao marido, o prefeito José Crespo, repetindo o mesmo gesto da mãe do prefeito, Odilla Caldini Crespo, quando recebeu o  mesmo diploma. Durante sua fala, Lílian falou sobre os desafios da mulher moderna, da luta por uma sociedade mais justa e citou a frase “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.” – Rosa Luxemburgo.

A entrega do diploma para Lílian Crespo foi feita pelo marido, o prefeito José Crespo, que retribuiu as palavras de carinho e respeito. O prefeito ainda falou sobre a familiaridade com o nome de Salvadora Lopes. “Eu tive o privilégio de conhecer Salvadora Lopes, ainda menino; ela era minha tia-avó, filha do meu bisavô Bernardo Crespo Lopes”, comentou o prefeito.

Salvadora Lopes foi uma figura marcante no cenário político sorocabano na década de 40 e 50. Idealista e revolucionária, foi ativa participante das lutas da classe operária e defensora ferrenha dos ideais de liberdade. É filha dos espanhóis Juan Lopes e Encarnación, e caçula de sete irmãos. Nascida em Avaré no dia 28 de agosto de 1918, aos dois anos se mudou para Sorocaba para morar com sua tia Isabel, na região do Além Ponte.

O evento contou, ainda, com apresentações musicais da banda Ritantes, que se dedica ao repertório da cantora e compositora Rita Lee, composta pelos músicos Jurema Nascimento (vocal), Nilton Leal (guitarra), Auro Camargo (teclado), Luís Alberto (baixo) e Amaral (bateria). Em momento de descontração, Lílian Crespo agraciou o público ao fazer uma participação musical.

Sobre Lílian Crespo

Lilian Marangoni Crespo, primeira-dama do município, é natural de Sorocaba, onde nasceu em 1955. Casou-se com José Crespo, atual prefeito, em 1980. Graduada em Relações Públicas pela PUC de Campinas e em Direito pela Fadi (Faculdade de Direito de Sorocaba), é funcionária da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), lotada na Agência Ambiental de Sorocaba. Atualmente, preside o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios