Tags

Dia 15 de março vem se tornado uma data história para Sorocaba e mais um dia para colocar em pauta o futuro do meio ambiente, principalmente no que tange a biodiversidade. Nessa data comemora-se a inauguração dos trabalhos do Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Boas” (JBSO).

Para comemorar o 3º ano do JBSO a Secretaria do Meio Ambiente, Parque e Jardins promoverá diversas atividades nesse espaço verde da cidade.

Plantio de mudas com a comunidade

A comunidade está convidada a participar do plantio de mudas nas áreas de recuperação ambiental e de coleções botânicas do JBSO, nos dias 14 e 15 de março, das 09 às 11h ou das 13 às 16h. Não há necessidade de inscrição antecipada. É importante que a pessoa vá com roupa confortável e proteção ao sol.

Serão plantadas 42 árvores nativas da região nas áreas em recuperação e a coleção “Árvores Brasileiras” ganhará 3 exemplares de guamirim (Eugenia kleinii D.Legrand eEugenia florida DC) e araçá (Eugenia speciosa Cambess) que foram doadas pelo Jardim Botânico de Jundiaí.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Parque e Jardins, Jessé Loures, o objetivo é aproximar a comunidade sorocabana, principalmente do entorno do JBSO a participar das suas ações e de sua história.

Metas aos funcionários

No dia 15 de março, em que se comemora oficialmente o aniversário do JBSO, a Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins promoverá um dia de trabalho junto a todos os funcionários dessa secretaria no próprio Jardim Botânico. Segundo Jessé Loures, o objetivo é apresentar o histórico, objetivos e metas do local, proporcionando a troca de experiências entre as diferentes áreas que atuam na SEMA.

A participação dos funcionários ocorrerá em duas etapas para não prejudicar o atendimento ao público. A atividade terá abertura no período da manhã, às 8h, para a primeira turma, e às 13h, para a segunda turma. A atividade será finalizada às 17h com o tradicional “Parabéns pra você!”.

O JBSO

O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Boas” (JBSO) é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, e está estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumprir com eficiência as seguintes funções: educação para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura. O JBSO foi inaugurado no dia 15 de março de 2014, conta com uma área de 70.000,00 m² e engloba fragmentos de vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica. Sua construção foi projetada considerando os seguintes valores de sustentabilidade: ambiental, o social e o econômico. Assim, foram utilizados materiais e soluções técnicas que promoveram a economia de recursos, a redução da poluição, a melhoria da qualidade do ar e do solo.

O JBSO está localizado à Rua Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações. Mais informações através de e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou telefone 32351130.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios