Tags

Os vereadores que integram a Comissão Especial da Câmara de Sorocaba para fiscalizar a frota municipal, chamada de Comissão da Frota, visitaram nesta quinta-feira, 9, a Seção de Manutenção da Frota e Logística, no Além Ponte, como primeira ação de fiscalização. O presidente da comissão, Péricles Régis (PMDB) foi acompanhado pelos integrantes Vitão do Cachorrão (PMDB) e Wanderley Diogo (PRP). Eles realizaram um levantamento da quantidade de veículos que estão no local.

São 139 veículos que estão aguardando ser encaminhados para leilão. O primeiro lote deve ser realizado no próximo dia 14, com 58 veículos. Entre eles, estão pelo menos cinco viaturas que eram utilizadas pelo SAMU, apresentaram defeito, e em vez de serem consertadas, ficaram anos abandonadas até serem colocadas para leilão agora.

“São veículos que, hoje, não têm conserto. Porém, queremos saber o motivo de terem parado, e se não era possível fazer o reparo no tempo apropriado”, explica o presidente da comissão. Também serão leiloadas 17 motocicletas.

Foram encontrados ainda 32 veículos que estão em manutenção. São carros, vans, caminhões, ambulâncias, ônibus e máquinas. Entre elas, os vereadores descobriram alguns casos que chamaram atenção. “Tem um carro parado por quebra da manivela para abrir a janela. O conserto custa 120 reais, e o veículo está parado há mais de um mês”, contou o vereador Vitão. Já o vereador Péricles encontrou outro caso absurdo. “Uma Kombi da Zoonoses parou porque os funcionários acharam que estava quebrada, quando na verdade, apenas havia acabado o combustível; ela continua lá. É uma situação inacreditável”.

Há ainda dois veículos que não precisam de qualquer manutenção, e mesmo assim estão parados: um ônibus escolar doado pelo Governo do Estado e um trailer de Serviço de Atendimento Odontológico Móvel. “Agora a comissão vai fazer um requerimento para ter acesso aos detalhes que levaram esses veículos a saírem de circulação, para ajudar a prefeitura a tomar as providências cabíveis, para que a população seja atendida”, diz o vereador Wanderley Diogo.

De acordo com o presidente da Comissão, as visitas apenas começaram. “Sabemos de pelo menos outros três lugares onde existem veículos parados. Queremos fazer um verdadeiro inventário deste patrimônio do povo de Sorocaba, para que seja utilizado da melhor forma em benefício do cidadão”, encerra Péricles Régis.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba