Tags

O vereador Péricles Régis (PMDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba questionando a atual utilização e operacionalização dos Ecopontos, espaços destinados para os munícipes depositarem entulho e outros resíduos, em quantidade menor a 1 metro cúbico.

Segundo informações recebidas pelo vereador, a cidade chegou a contar com 21 unidades espalhadas pela cidade, e hoje seriam apenas seis pontos nos seguintes bairros: Júlio de Mesquita, Vitória Régia, Ana Paula Eleutério, Vila Helena, Mineirão e Sorocaba Park.

“Parece que com a antiga gestão da prefeitura tudo veio diminuindo. Ecopontos, caminhões para manutenção de vias, vagas em creche integral, médicos, etc. Mas a população não deixa de crescer”, diz o vereador.

Os Ecopontos são a opção para os munícipes que precisam descartar os materiais em menor quantidade, sem precisar alugar uma caçamba para a retirada. “O aluguel desse serviço é de alto custo.

E com a diminuição dos Ecopontos, aumenta o descarte irregular. Atualmente, por exemplo, a zona oeste e a zona industrial estão sem esse atendimento”, explica o vereador.

Segundo o vereador, as pessoas que procuraram o gabinete explicam que a falta de manutenção faz com que o material fique acumulado, e o abandono acaba estimulando a utilização errada por parte da população. “Se o terreno estiver sendo limpo com frequência, o morador fica inibido de fazer o uso incorreto do espaço. Caso contrário, aumenta o despejo de resíduos domésticos”, ressalta Péricles.

O vereador do PMDB também lembra que as cooperativas de reciclagem podem ser chamadas para colaborar nessa luta, já que o material pode ser útil também para a empregabilidade que elas proporcionam. “Precisamos enxergar os problemas como oportunidades para ampliar os benefícios à população”, encerra.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios