Tags

O vereador Rafael Militão (PMDB) recebeu em seu gabinete na última quinta-feira, 2, o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM-I), tenente-coronel Carlos Alexandre de Mello, com o objetivo de conhecer o Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar.

O programa busca conscientizar os moradores sobre uma mudança de comportamento, a fim de que todos se comuniquem para garantir maior segurança na comunidade. “O nosso objetivo é que esse programa seja implantado no Parque São Bento”, ressalta Militão.

De acordo com o tenente-coronel Mello, na cidade de Sorocaba o programa já está em 20 bairros. “Nesses locais que foram implantados a receptividade é grande”, afirma o comandante.

Cada rua que participa do projeto é inserida num grupo de WhatsApp. Dentro desses grupos, existe o morador gestor, responsável por passar essas informações. “Os moradores passam a ser os vigilantes do bairro”, explica o tenente-coronel Carlos Alexandre de Mello. Para o vereador Rafael Militão, além de trazer mais segurança para o bairro, a iniciativa é uma forma de integração entre os moradores. “Muitas vezes os vizinhos nem se conhecem”, coloca Militão.

Nos bairros em que já foi implantado o Programa Vizinhança Solidária, o índice de furtos e roubos tem diminuído. “Qualquer movimentação ou atitude estranha a PM é acionada.

Mas é preciso colocar que esses grupos criados no WhatsApp não são para mandar piadinhas ou qualquer outra mensagem que não seja sobre ocorrências do bairro”, diz o tenente-coronel.

O próximo passo agora é fazer uma reunião no Parque São Bento com os moradores para apresentar o programa. “Vamos agendar uma data. Acredito que haverá uma grande adesão dos moradores do bairro”, fala o vereador Militão.

Além do comandante do 7º BPM-I, também participaram do encontro o Capitão Rodrigo Gomes Carneiro, Comandante da 2ª Companhia do 7º BPM-I e o Capitão Alexandre Augusto Oliveira, Comandante da 1ª Companhia do 7º BPM-I.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios