Tags

Sorocaba poderá contar com a Semana Municipal de Combate e Enfrentamento ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), a ser realizada anualmente na semana de 22 a 30 de outubro.

É o que estabelece projeto de lei de autoria do vereador Fausto Peres (PTN), que entra em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 7.

“O acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame cerebral, representa um terço das mortes motivadas por doenças cardiovasculares, que, por sua vez, são a principal causa de morte no país. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com a devida prevenção, que é a proposta do nosso projeto”, afirma Fausto Peres.

Citando dados do Conselho Federal de Medicina, o parlamentar observa que o AVC atinge cerca de 16 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, matando, por ano, cerca de 6 milhões. Entre os principais fatores de risco do AVC estão: tabagismo, alcoolismo, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial e idade avançada, entre outros.

“Meu projeto propõe que sejam realizadas ações informativas e educativas sobre as formas de prevenir o AVC, que pode levar à morte ou deixar sequelas”, afirma Fausto Peres, lembrando que, de acordo com os médicos, o AVC pode ser prevenido por meio de práticas saudáveis, como exercícios físicos, controle da pressão arterial, dieta balanceada, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas e combate ao estresse.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios