Tags

Para marcar a semana de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Sorocaba, iniciou nesta segunda-feira (6), a programação da 1ª Semana Municipal da Mulher, com atividades agendadas entre os dias 6 e 10 de março.

O evento de lançamento, reuniu no Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”, autoridades, imprensa e convidados.

A abertura da semana foi marcada com o anúncio dos primeiros passos para a implantação e efetivação do “botão do pânico” em Sorocaba, com a publicação de edital de convocação de entidades, empresas, instituições, startups e demais interessados em estabelecer parceria para desenvolver o aplicativo de celular que possibilitará ao Poder Público fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência, garantindo a efetividade da decisão judicial, ao dar às vítimas, meios de comunicar via aplicativo à Guarda Civil Municipal, situações de violência doméstica e familiar.

Segundo a vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a ter esse instrumento para promover a defesa da mulher e garantir os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Nós temos acima de tudo um viés social porque vamos diminuir a incidência e a reincidência da violência doméstica e familiar”, reforça Jaqueline.

Programação

A 1ª Semana Municipal da Mulher contará com uma série de atividades envolvendo diversas áreas e secretarias, como Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Cidadania, Esporte, Meio Ambiente, Trabalho, Trânsito e Transporte, Fundo Social, entre outras. “Nós fizemos uma força-tarefa entre as secretarias para que juntas possamos desenvolver uma série de atividades que marcarão essa semana alusiva à mulher”, comentou a vice-prefeita.

Dentro da programação, nos dias 8 e 10, a Urbes Trânsito e Transportes preparou uma série de intervenções denominadas ‘Amigos do Trânsito especial para mulheres’, que serão realizadas nos Terminais de ônibus São Paulo e Santo Antônio.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizará um colóquio educativo, com a participação de autoridades da Prefeitura Municipal, para os alunos dos 3º nos do Ensino Médio da Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”, com a presença da vice-prefeita Jaqueline Coutinho, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lílian Crespo e das secretárias de Educação, Marta Cassar e de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida.

No dia 8, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, inaugura às 14h, o Centro de Referência em Atendimento Social (CRAS), no bairro João Romão. Às 16h, promove na sede da secretaria, tarde de homenagens e apresentações artísticas.

Para marcar ainda a semana, as unidades móveis de saúde do homem e da mulher da Prefeitura de Sorocaba farão mutirão de prevenção de câncer de colo uterino e consultas masculinas. O ônibus Rosa atenderá entre os dias 6 a 10, das 7h30h às 12h30, na Policlínica. No dia 6, das 8h às 15h e das 17h às 21h, o ônibus Azul atenderá no Ginásio de Esportes e entre os dias 7 e 10, das 8h às 16h, o ônibus e o trailer e tenda de Saúde Bucal farão atividades de promoção à saúde na Praça Cel. Fernando Prestes.

No dia 6, das 19h as 21h, na abertura do Cruzeirão, no Ginásio Municipal de Esportes, o coral da GCM fará apresentação e entregará cem flores para as mulheres presentes que forem assistir a abertura do evento. No dia 8, das 9h às 11h, Guardas Civis em uniforme de gala farão entrega de aproximadamente duzentas rosas as mulheres munícipes que adentrarem a prefeitura pelas rampas frontais de acesso.

Ainda no dia 6, às 12h, o Fundo Social de Solidariedade promove a apresentação do Coral da Igreja Batista do Central Parque, no térreo da Prefeitura.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda promoverá diversas atividades como palestras, workshops e cuidados de beleza, nas unidades do PAT e da Uniten, entre os dias 6 e 10. Já a secretaria da Cultura promoverá uma exposição de fotos de mulheres que se decidam ao voluntariado, no dia 8, às 19h30, na Biblioteca Municipal e apresentações de dança nos terminais de ônibus São Paulo e Santo Antônio, das 10h às 11h.

Durante a semana também serão feitas a distribuição de material de divulgação de apoio à mulher com informações sobre a rede de proteção à mulher.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios