Tags

Em resposta a requerimento protocolado pelo vereador Péricles Régis (PMDB), o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Vitória Régia vai incrementar um aumento de 38% no atual sistema de tratamento em operação no município.

De acordo com o documento, isso deve amenizar consequências em uma situação semelhante ao que ocorreu no rompimento da principal adutora, no início deste ano. “Fui informado de que no próximo dia 7, no saguão do Paço, será feito o lançamento do edital de licitação para a construção da ETA ‘Vitória Régia’, que deve passar a captar água do Rio Sorocaba e atender a aproximadamente 200 mil moradores”, diz o vereador.

No documento, enviado pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas Anselmo Neto, a assinatura do contrato pela empresa vencedora deve ocorrer até o mês de junho, e a obra tem previsão de conclusão em 30 meses. A resposta também diz que a estimativa de custo é de R$ 99 milhões com recursos já disponíveis. “Acompanhei todo o processo de conserto da adutora e vi de perto como a população sofreu com a falta de água naqueles dias. A construção da nova ETA é fundamental para minimizar efeitos de outros acidentes como esse, e por isso, esperamos que tudo aconteça conforme o planejado”, explica Péricles.

Atualmente 85% da cidade é atendida pela ETA do Cerrado, que produz aproximadamente 2.200 litros por segundo de água tratada. Já a nova ETA terá capacidade inicial de produção de 750 l/s, com possibilidade de ampliação futura para 1.500 l/s.

Ainda de acordo com a resposta da autarquia, além da obra de infraestrutura, o Saae também está realizando um levantamento técnico para diagnóstico dos pontos críticos e/ou vulneráveis para posteriormente promover um plano de ação efetivo e preventivo em caso de novos acidentes.

Hoje, Sorocaba conta com 24 Centros de Distribuição (CD), que realizam o trabalho de forma setorizada. Dentro dos CDs existem os Centros de Reservação (CR) que armazenam 88.404m³ de água. Segundo o Saae a quantidade e a característica de cada CD estão de acordo com a necessidade operacional da cidade neste momento, porém, mesmo assim, existem os projetos de implantação de mais dois CDs: Ipatinga e Palamidese.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios