Tags

Nesta sexta-feira (03) e no sábado (04), das 13h30 às 16h30, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins realizará próximo ao lago do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem.

Todos os animais são importantes por si sós, porém, aqueles chamados “silvestres” ou “selvagens” possuem importância também no que se refere à conservação da natureza, uma vez que são responsáveis por diversos aspectos (genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais e culturais) que auxiliam na manutenção de um meio ambiente equilibrado e saudável para todos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, a ação consistirá em uma exposição montada sob a tenda do ônibus da secretaria no qual os visitantes poderão conhecer melhor e ver de perto alguns animais silvestres/selvagens taxidermizados (técnica de preservar animais e exibí-los tal como quando vivos) que vivem em Sorocaba, ou seja, fazem parte da fauna do município.

Também serão distribuídos desenhos para as crianças colorirem e folders informando sobre algumas espécies que estão sofrendo ameaças à sua sobrevivência, como no caso de alguns animais silvestres que são frequentemente atropelados ou dos papagaios, que sofrem com o tráfico ilegal. A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Na exposição, estarão disponíveis placas com frases que incentivam a conservação da vida selvagem, com as quais o visitante poderá tirar fotos e enviar para a equipe do zoo através do e-mail eazoologicosorocaba@gmail.com para serem divulgadas no facebook oficial do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, http://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros a partir de 07 de março. Fotos tiradas pelos visitantes na campanha de 2016 também serão postadas.

Sobre a data

Criado em dezembro de 2013 pelas Nações Unidas, o “Dia Mundial da Vida Selvagem” (DMVS) passou a ser celebrado todos os anos em 3 de março, com o objetivo de informar às pessoas sobre a importância da vida selvagem.

A chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, Carolina Barisson Sodré, salienta que o intuito da ação é chamar a atenção das pessoas para a necessidade da proteção ao meio ambiente, levando-as a refletir sobre sua relação com a natureza, em especial com a fauna silvestre/selvagem.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios