Tags

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social faz um alerta para que os beneficiários do Programa Social Bolsa Família realizem a pesagem obrigatória em seus filhos menores de sete anos.

As famílias que estejam incluídas no programa e que tenham filhos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para a realização da pesagem. Esse procedimento deve ser realizado ao menos duas vezes por ano, sob pena de interrupção do benefício.

A pesagem é uma exigência do programa e está vinculada às avaliações de combate à desnutrição promovidas pelo governo federal. Condicionar o recebimento do beneficio às pesagens é uma forma de garantir o monitoramento da evolução e do ganho de peso das crianças na sua fase inicial de desenvolvimento. O procedimento é simples e rápido, podendo ser realizado em poucos minutos sem a necessidade de agenda prévia.

O índice de pesagem das crianças sorocabanas, cujas famílias são beneficiárias do programa federal, sempre esteve muito abaixo da média das cidades de mesmo porte. Além de ser um elemento obrigatório para as crianças beneficiárias, a pesagem garante ao município o recebimento de mais verbas da União para serem aplicadas no programa.

Em Sorocaba são 14.794 famílias que recebem o Bolsa Família, cada uma sendo beneficiada com R$ 135,97, em média. Esse indicador representa 86,4% das famílias consideradas pobres na cidade. Em São José dos Campos, cidade de porte equivalente a Sorocaba, são 22.984 famílias que recebem o Bolsa Família, atingindo a totalidade das famílias pobres no município, cada qual recebendo o equivalente a R$ 186,56.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios