Tags

A primeira-dama de Sorocaba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lílian Crespo, entregou certificados, na tarde desta quinta-feira (23), aos formandos do curso de panificação da Padaria Artesanal da comunidade do Centro Social da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada no Éden.

O projeto, que tem por meta qualificar e capacitar pessoas na produção de diversos tipos de pães, formou 12 alunos. O projeto é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

Durante todo o dia os alunos fizeram pães e bolos e encerraram a atividade com missa presidida pelo padre Ricardo Vaz, além da entrega dos diplomas das mãos da presidente do Fundo Social, Lílian Crespo. O curso da Padaria Artesanal teve início no dia 8 de setembro do ano passado na comunidade e já formou 48 alunos, em quatros turmas. “Os cursos foram acontecendo em uma grande corrente de solidariedade graças à compaixão das pessoas em ajudar aqueles que mais precisam”, comentou Eder Aono, articulador das pastorais sociais. O projeto oferece à comunidade, em especial às famílias em situação de vulnerabilidade, cursos para geração de renda.

Um dos coordenadores do projeto, o aposentado Antonio Luiz Jandoza, de 59 anos, que é também um dos professores, disse que muitos alunos já conseguiram aumentar a renda vendendo os pães que aprenderam fazer. “Muitas pessoas também estão vendendo os pães para ajudar outras comunidades”, comentou.

A dona de casa Rose Batista, de 53 anos, fez o curso pela primeira vez e saiu bastante empolgada por aprender uma atividade nova. “Vou fazer para consumo próprio, para toda família”, comentou. Durante o curso os alunos aprendem a fazer 12 tipos pães, doces e salgados.

Segundo a primeira-dama, Lílian Crespo, o Fundo Social quer implantar novidades ao projeto da Padaria Artesanal. “Quero dar um passo à frente e tentar me habilitar para conseguir trazer novidades, como, por exemplo, a produção de panetones, colombas, tortas salgadas, pão de mel e cookies”, comentou.

Em sua fala, Lílian também aproveitou para parabenizar a todos os formados e falou do empenho do Fundo Social nesse trabalho. “Além do lado solidário, vamos nos empenhar no lado do conhecimento, porque o conhecimento a gente compartilha, mas é algo que ninguém tira de nós e, com conhecimento, as pessoas se solidarizam”, completou.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios