Tags

Aconteceu nesta quinta feira (23) a primeira reunião das Guardas Civis, juntamente com outras 16 corporações da GCM que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba (Divisão Regional Sul).

Estiveram presentes os representantes de 16 municípios que têm a atuação da sua respectiva Guarda Municipal, e o município de Sarapuí, que pretende criar a sua própria GCM. Participaram também representantes da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba.

O secretário José Augusto de Barros Pupin, responsável pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, fez uma breve apresentação sobre a integração das GCMs da Região Metropolitana de Sorocaba, a importância da troca de experiências e a padronização dos procedimentos operacionais.

A reunião foi liderada pelo comandante Antonio Marcos de Carvalho Mariano Machado, da Guarda Civil Municipal de Sorocaba. Na oportunidade, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, previsto no Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089, de 12 de Janeiro de 2015).

Também foram apresentadas algumas diretrizes relacionadas à integração das cidades, cronograma de reuniões, fixação de metas para aplicação de políticas regionais e o plano para atingi-los. Ainda foram apresentadas as formas de implementação da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização dentro dos requisitos legais necessários, apresentação do convênio entre as Prefeituras envolvidas para as aulas oferecidas pelo corpo docente de Sorocaba aos guardas civis das demais cidades que fazem parte da referida região.

Hilton Antônio Monteiro, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, representando o secretário da pasta, Anselmo Rolim Neto, fez uma explanação de como está estruturada a RMS e a relação das GCMs nos projetos de interesse regionais. “Enquanto não tem a Agência Metropolitana vamos continuar usando a escola de formação de Sorocaba para fazer a formação de outras GCMs com apoio dos próprios municípios”, comentou.

Foram expostas ainda algumas informações relevantes sobre a Região Metropolitana de Sorocaba, que foi institucionalizada em 2014 e é composta por 27 municípios, com mais de 2 milhões de habitantes, que geram cerca de 4% do Produto Interno Bruto.

Participaram da reunião representantes de Sarapuí, Araçariguama, Salto de Pirapora, Mairinque, Porto Feliz, Votorantim, Laranjal Paulista, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Itapetininga, Piedade, Salto, Ibiúna, Tatuí, Araçoiaba da Serra e Itu, além de Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios