Tags

Coordenadores e enfermeiros de todas as Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba participaram na manhã desta quarta-feira (22) de um treinamento e atualização sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, chamadas de arboviroses.

O encontro foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba no auditório da Biblioteca Municipal e foi ministrado pelas enfermeiras Solange Ismerim, da equipe gestora da Secretaria da Saúde, e Ângela Monteiro Moraes, da Vigilância Epidemiológica Municipal.

A apresentação começou com a divulgação do Plano de Contingência para Combate às Arboviroses – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. O documento foi revisado no início do ano e oficializado na semana passada em uma exposição para todos os secretários municipais de Sorocaba. O plano contém todos os protocolos de prevenção e controle das quatro doenças, bem como os fluxos atualizados de atendimentos às suspeitas e casos confirmados.

Conforme Solange, o treinamento é importante para a atualização de dados e também pela necessidade de manter as equipes em estado de atenção quanto às arboviroses neste período do ano, quando historicamente ocorre aumento de casos de dengue, por exemplo. “No caso da febre amarela, como não é uma doença da nossa rotina, mas que precisa de atenção devido aos casos registrados em várias regiões o país, justifica-se esse chamado para treinamento e discussão”, comentou a enfermeira.

No dia 10 de março, haverá treinamento para equipes da rede de urgência e emergência, composta por coordenadores, enfermeiros, supervisores e responsáveis técnicos de todas as unidades deste segmento.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios