Tags

O bem estar dos animais nesse período de muito calor é uma preocupação da equipe do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Sorocaba tem registrado temperaturas elevadas nas últimas semanas, chegando a atingir 33 graus.

Com o objetivo de refrescar os animais, a equipe de nutrição e veterinária do zoo prepara sorvetes recheados e adequados a cada espécie.

Na tarde de terça-feira (21) os animais ganharam um lanche refrescante para amenizar o calor. Os macacos ganharam sorvetes de suco de beterraba recheado de banana, as onças se deliciaram com sorvetes de sangue recheado de frango e a ariranha se divertiu com o sorvete de peixe.

A chefe de seção de Biologia Veterinária do zoo, Cecília Pessutti, comentou que nos dias mais quentes, além da alimentação normal, é oferecido aos animais um lanche refrescante em forma de sorvetes feitos à base de frutas, sangue e carne, de acordo com a nutrição específica para cada espécie.

“Tem animais que preferem se refrescar na água. As jaulas dos micos-leões contém sistema de gotejamento de água, já os elefantes adoram o banho de mangueira”, comentou Cecília.

Recintos são planejados

A secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, responsável pelo zoo, reforça que todos os recintos dos animais são planejados visando preservar as características específicas de cada espécie e seu bem estar. “Os animais tem liberdade para optar se querem ficar à sombra ou no sol”, reforça a veterinária.

Nos horários mais quentes, a maioria das espécies descansam. No início da manhã e fim da tarde são os horários em que se vê os animais mais ativos.

Cecília Pessutti destacou que os animais do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros são de clima tropical, equatorial, estão acostumados com o calor, são resistentes e possuem, como todos os animais, alto poder de adaptação.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios