Tags

O número impressiona: 71.944 imagens. Esse foi o resultado de um extenso trabalho – ainda não finalizado – da digitalização de fotografias antigas, que começou a ser feita pelo Setor de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

E todas essas imagens estarão à disposição do público pela rede social Flickr, da Prefeitura de Sorocaba (https://www.flickr.com/photos/147315280@N02 ).

As imagens, todas clicadas pelos fotógrafos que trabalham ou já trabalharam no Paço, mostram as mais variadas situações possíveis, todas relacionadas ao dia a dia da Prefeitura: são visitas ao prefeito, inaugurações, encontros políticos, participação de prefeitos e servidores em atividades municipais, enfim, essas imagens contam a história de Sorocaba ao longo do tempo, sob a ótica dos fotógrafos que passaram pelo Executivo.

As fotografias estavam arquivadas na Prefeitura de Sorocaba em caixas organizadoras, na antiga Secretaria de Comunicação, que, de quatro anos para cá, passou a chamar Setor de Comunicação. Várias equipes passaram pela Comunicação e todas sempre viram a necessidade desse importante acervo ser digitalizado, mas a correria do dia a dia impossibilitava tal serviço.

Neste ano, porém, o trabalho começou a ser feito e o que é mais importante, a um baixíssimo custo. Todas as fotos foram digitalizadas no scanner existente nas máquinas copiadoras da Prefeitura.

“Algumas imagens ficaram expostas à água da chuva e se perderam. Começamos o trabalho pois era a história de Sorocaba, da Prefeitura e dos servidores públicos municipais que estava se perdendo ali”, disse Marcel Stefano Tavares Marques da Silva, diretor de Área de Imprensa da Prefeitura. Os trabalhos tiveram início em meados de 2016, com a contratação da jornalista estagiária Carolina Moreira, que realizou a digitalização de quase a totalidade do material.

O trabalho só não foi finalizado pois recentemente o Setor de Comunicação foi atingido pelos cortes de pessoal, atendendo determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Com isso, o número de jornalistas no Secom foi atingido drasticamente e o trabalho de digitalização das fotografias teve de ser interrompido. “Acreditamos que foi escaneado mais de 75% de todo o acervo que havia”, diz Ivana Back, secretária-chefe de Gabinete do Poder Executivo.

Atualmente, essas quase 72 mil imagens estão separadas em mais de 4 mil pastas que ocupam 13 gigabites. Parte desse material já está disponível no Flickr e o restante será colocado gradativamente, pois são muitas fotos que precisam ser agrupadas em Álbuns e tageadas.

História

São imagens de vários fotógrafos, como do Zaqueu Proença, por exemplo, que trabalha na Prefeitura há mais de 30 anos e foi o maior entusiasta para que esse material fosse digitalizado. As imagens mostram as mais diversas atividades políticas, como o desfile de aniversário de Sorocaba em 2005, a arrecadação de roupas da Campanha do Agasalho de 1997, as fotos de todos os prefeitos desde 1998, de áreas públicas invadidas e até mesmo de como estavam arquivadas essas mesmas fotos – todas encaixotadas na Secom – em anos anteriores. “Demos o primeiro grande passo. As equipes que virão podem finalizar esse trabalho e, com isso, disponibilizar para Sorocaba mais este canal de comunicação que conta a história do sorocabano e da cidade por meio dessas fotografias”, finaliza Ivana.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios