Tags

A Secretaria do Meio Ambiente promoverá durante as férias de janeiro uma programação especial de férias nos parques Ecológicos da cidade. As atividades terão o objetivo de ensinar questões ambientais, despertando nos participantes o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

As atividades serão oferecidas para públicos de diferentes faixas etárias, desde crianças a adultos, com metodologia adaptada para o público em questão.

Os projetos de férias abordarão temas socioambientais diversificados, nos quais os participantes, por meio de oficinas e atividades lúdicas, terão a oportunidade de desfrutar do contato com a natureza ao mesmo tempo em que serão estimulados a praticarem ações para a melhoria do meio ambiente.

Farão parte da programação de férias os Parques da Água Vermelha, Biquinha, Chico Mendes, Jardim Botânico e Zoológico que estarão com uma programação especial ao longo do mês de janeiro.

Segue abaixo a programação detalhada e informações sobre como participar das atividades a serem oferecidas:

Parque da Água Vermelha oferece oficinas educativas

Você sabia que o Parque da Água Vermelha abriga aproximadamente 52 espécies de aves e que algumas delas podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de binóculos?

O mais interessante é que existem espécies que constroem seus ninhos no Parque, utilizando a matéria-prima que existe lá!!!!

Além desta biodiversidade que podemos observar, temos também alguns outros animais que não observamos facilmente, pois vivem enterrados. Esses animais, que muitas vezes passam por nós desapercebidos, desempenham uma profissão muito importante no meio ambiente, colaborando para a saúde do solo e com a alimentação de outros animais.

Assim, durante as férias de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Parque Água Vermelha, oferecerá uma opção de lazer educativo para crianças de 05 a 12 anos de idade com a realização de Oficinas Educativas intituladas “Que bicho fez a coisa”?

Nestas Oficinas as crianças irão observar, investigar e descobrir curiosidades sobre a biodiversidade existente no Parque e serão estimuladas a realizar ações em prol da sua conversação. Serão trabalhados 2 temas: Aves urbanas com a Oficina “Que Bicho fez o ninho”? e Conservação do solo com a Oficina “Que bicho fez o túnel?

Inscrições: 3 e 4 de janeiro de 2017

Horário: 8h às 12 h

Local: Setor de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, localizado na Rua România, 150 – Jardim Europa.

Público: Crianças com idade entre 05 e 12 anos

O que levar? Documento comprovando a idade do participante

Número de vagas: 20 crianças por Oficina (a ser preenchida por ordem de inscrição)

OFICINA “QUE BICHO FEZ O NINHO?”
DATAS:
5 e 12 de janeiro
Horário: 8h às 11h30
Faixa etária: 7 a 12 anos

OFICINA “QUE BICHO FEZ O TUNEL?”

DATA:10 de janeiro
Horário: 8h às 11h30
Faixa etária: 5 a 12 anos

Mais Informações: Parque da Água Vermelha – Tel.: 3221-6643

Realização: Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba
Apoio: Clube de Observadores de Aves de Sorocaba – COAVES

Parque Natural Chico Mendes realiza oficinas de arte para crianças

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do Parque Natural Chico Mendes, nessas férias oferece para as crianças que visitarem o parque no domingo dia 15 de janeiro uma oficina de artes com o reaproveitamento materiais para a confecção de brinquedo com a Oficina de Bilboquê com garrafas pet e tampinhas.

Não será necessária inscrição prévia. Os interessados em participar da oficina devem ir ao parque no dia 15 de janeiro, a partir das 14h. A atividade é gratuita. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do telefone 3224-1997

Parque da Biquinha faz exposição e oficinas de reaproveitamento de materiais

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do Parque da Biquinha, nessas férias oferece para as crianças que visitarem o parque na sexta-feira, dia 13 de janeiro, uma exposição educativa com o tema Aves (bicos, patas, ovos, penas e animais taxidermizados), além de pintura de rosto e confecção de binóculo de brinquedo com reaproveitamento de rolinhos de papel higiênico estimulando a observação de aves e contato com a natureza.

Não será necessária inscrição prévia. Os interessados em participar da oficina devem ir ao parque no dia 13 de janeiro, a partir das 14h. A atividade é gratuita e terá como um dos objetivos ser um lazer saudável para toda a família.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Parque da Biquinha pelo telefone 3224-1997.

Zoológico Quinzinho de Barros tem atividades de alimentação de bichos e visita aos taxidermizados

No mês de Janeiro, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros abrirá suas portas para a comunidade interessada em visitar seus bastidores e conhecer mais de perto o seu acervo, composto por diversas peças, entre elas os famosos animais taxidermizados. Outra atividade oferecida é a participação dos jovens no enriquecimento ambiental, que são ações desenvolvidas para a alimentação dos bichos.

O Museu de Zoologia conta com um grande acervo de peças biológicas, possibilitando uma maior proximidade e conhecimento do público em relação às mesmas, além de permitir que os visitantes aprendam um pouco sobre como funciona o processo de taxidermia e o motivo da realização da técnica.

Para a visita ao Museu de Zoologia, será permita a entrada de 20 pessoas por vez, de modo que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma possível. A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação é por ordem de chegada.

Enriquecimento ambiental

O Zoo também convida os jovens a participarem de uma visita aos bastidores dos Setores de Biologia e Veterinária e do Setor de Nutrição, com a oportunidade de elaboração de um Enriquecimento Ambiental para alguns animais.

O Enriquecimento Ambiental, neste caso, será voltado para o âmbito alimentar dos animais e consiste no preparo de alimentos de forma estratégica para que bichos precisem “buscá-los” (por exemplo, corte de frutas para que sejam colocadas em garrafas pet e entregue para os macacos, sendo assim, eles precisam tirar as frutas de dentro da garrafa para comê-las). Esta é uma ação bastante importante para os animais que vivem sob cuidados humanos, uma vez que auxilia na diminuição do estresse desses animais.

Para participar da elaboração do enriquecimento ambiental, é necessária inscrição prévia no Museu de Zoologia, havendo o limite de 15 participantes a cada dia. A atividade é voltada para jovens entre 12 e 17 anos e terá a duração média de 1 hora e 30 minutos.

Dias e Horários das atividades de férias

Visita ao Museu de Zoologia:

-Dias 13, 17,19 e 25 e 27/01;

-Das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h00;

-Não é necessária inscrição prévia;

-Visitas por ordem de chegada;

-Atividade com duração máxima de 30 minutos;

-Limite de 20 visitantes dentro do Museu;

-Não serão permitidos menores de 14 anos desacompanhados dos responsáveis;

-Atividade gratuita.

Elaboração do Enriquecimento Ambiental para animais:

-Dias 13, 17,19 e 25 e 27/01;

-Às 15h30;

-Necessária inscrição prévia, no Museu de Zoologia;

-Inscrições por ordem de chegada no dia;

-Atividade com duração média de 1 hora 30 minutos;

-Limite de 15 participantes por dia;

-Atividade restrita para jovens entre 12 e 17 anos;

-Atividade gratuita.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios