Tags

Revisar os gêneros textuais estudados durante o ano. Essa foi a ideia, de início despretensiosa, que desencadeou o projeto “Muitos Textos…Outros Contos…” da Escola Municipal “Profª Darlene Devasto”.

Na hora de escolher as obras que ajudariam na revisão e produção, os alunos demonstraram grande interesse no livro “Chapeuzinhos Coloridos”, escrito de forma conjunta pelos autores José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta.

O primeiro gênero revisado foi Carta do Leitor. Os alunos do 5º ano escreveram suas cartas e a professora Zélia Domingues, conhecida como Zelinha, ficou impressionada com o resultado dos textos. “Ficaram tão bons que eu disse para eles que ia tentar enviar para a editora”, conta. Mas, uma surpresa superou as expectativas.

Ao entrar na internet, a professora encontrou um blog e perfil na rede social Facebook do autor Torero. Enviou uma mensagem explicando o projeto da escola e perguntou se poderia enviar as cartas dos alunos para ele ler. “Se ele respondesse de forma geral para as crianças, eu já ficaria muito feliz”, disse Zelia.

O autor por sua vez, disse que estaria em Sorocaba junto com Marcus Pimenta na quinta-feira (15), e se ofereceu para conhecer as crianças. O pedido, claro, foi aceito com muita alegria por Zelinha e pela coordenação da escola, mesmo com o último evento do ano – a formatura dos alunos – sendo no dia anterior ao da visita dos autores.

Torero conta que esses encontros são, no geral, muito emocionantes: “Para nós, porque recebemos um carinho imenso e vemos nossos livros lidos e, muitas vezes, transformados em desenhos, peças, poesias. Para as crianças porque percebem que um escritor é gente comum, e isso dessacraliza um pouco a literatura, o que acho bom, porque literatura é para ser algo comum, normal, rotineiro”.

Já Marcus confessa estar ansioso com a visita, pois falar em público não é sua especialidade. “A troca de carinho e boas energias compensa de longe o nervosismo inicial”. E sobre a transformação dos alunos como cidadãos completa, “o que conta mesmo é o trabalho das professoras, professores e pais. Aí é que acontece a mágica”

Esse trabalho desenvolvido pelos professores e pela escola não poderia ser mais recompensador. Em clima de despedida, já que a instituição atende apenas o Fundamental I – do 1º ao 5º ano – as crianças do último ano conheceram mais a fundo a série “Fábrica de Fábulas” que é composta pelas obras: Chapeuzinhos Coloridos, Os 33 Porquinhos, Joãos e Marias, Branca de Neve e as Sete Versões, Oito Pares de Sapatos da Cinderela e O Patinho Que Não Era Patinho, Nem Feio.

Segundo a professora Zelinha, a classe tem grande amor pela leitura. Esse amor, diz, ajuda no crescimento deles, assim como no próprio. Poder proporcionar o encontro entre as crianças e os autores é a realização de um sonho. “Ver uma criança ler e procurar o saber pela leitura é o sonho de qualquer professar”, finaliza.

O encontro da primeira edição do projeto “Muitos Textos…Outros Contos…” será realizado na quinta-feira (15) a partir das 10h, também com participação da equipe escolar, de gestão e dos coordenadores da sala de leitura. A Escola Municipal “Profª Darlene Devasto” fica na Rua Ary Annunciato, 208 – Jardim Atílio Silvano. Mais informações pelo telefone (15) 3226-3543

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias