Tags

,

Um parque diferente. Assim é o novo Parque Municipal Porto das Águas. Além dos 1.100 metros de pista para caminhar e correr e dos vários pontos para descansar e apreciar a vista, o novo parque é um local para velejar, remar um caiaque ou um stand up paddle.

O Parque Municipal foi inaugurado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio no domingo, dia 4, com a presença do secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, e de diversos munícipes e autoridades civis e militares. A beleza, o tamanho do parque e o fato dele estar praticamente “dentro” da cidade surpreendem quem conhece o local pela primeira vez.

O Parque Porto das Águas tem 62 postes de iluminação com lâmpadas LED, guias, saibro na pista de caminhada, cabos de aço às margens do lago, para que as pessoas não cheguem muito próximas ao lago. Apesar da beleza, o lago (que tem 26 metros em seu ponto mais profundo) merece cuidado. Sua profundidade oferece risco aos desavisados. Para evitar acidentes, é proibido nadar no lago, quem tem 900 metros de extensão e 60 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 24 piscinas olímpicas. O Parque também abriga um mirante e um estacionamento com capacidade para 100 carros.

O novo Parque Municipal já é um sucesso. Nem bem foi inaugurado e já havia pessoas caminhando e praticando esportes aquáticos no domingo. Logo após a inauguração, membros do Rotary e munícipes realizaram o plantio de mudas de árvores na área em frente ao novo Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Os munícipes poderão fazer piquenique, mas não poderão acender churrasqueiras. Também é autorizada a entrada de cachorros no parque, mas desde que estejam com suas guias de condução. A pesca é permitida no lago, mas apenas com caniço ou molinete e os locais para pesca estão demarcados. É proibida a pesca com garatéia, armadilhas, linhadas ou redes.

O Parque é formado pelo lago Porto das Águas, pelo Banhado do Preá, Banhado das Caborjas, pelo Bosque dos Biguás e Bosque das Garças. O local abriga duas espécies de aves pouco comuns na região. O ambientalista e observador de pássaros, Gabriel Bittencourt, conseguiu fotografar essas duas espécies pouco comuns: o Tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) e o Corucão (Chordeiles nacunda).

O novo parque tem 140 mil metros quadrados. A criação do novo Parque Municipal não implicou novos custos para Prefeitura de Sorocaba. O valor de R$ 319 mil é fruto de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias