Tags

Sessão Solene proposta pelo vereador Rodrigo Manga (DEM) vai homenagear alunos da Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – pela construção do primeiro veículo elétrico em Sorocaba.

A Solenidade será nesta quinta-feira (1º/12), a partir das 19h30, com a participação dos alunos, professores, empresários e autoridades. Na ocasião o parlamentar prestará homenagem aos integrantes da equipe B’Energy Racing, formada por aproximadamente 40 alunos da FACENS, criadora do primeiro carro elétrico construído na cidade.


A Faculdade de Engenharia de Sorocaba possui tradição em conquistas e vitórias em todos os tipos de competições e o projeto da equipe B’Energy Racing se baseia em um veículo 100% elétrico construído para participar de competições estudantis, tanto no Brasil como no exterior, promovidas pelo SAE (Society of Automotive Engineers – EUA). A equipe já conquistou a terceira colocação em nível nacional e o objetivo é conquistar a primeira ou segunda colocação nas próximas competições para chegar ao mundial dos Estados Unidos.

A B’Energy Racing nasceu em 2012, do desejo de estudantes e entusiastas do automobilismo de criar um veículo inovador. O desafio escolhido foi desenvolver um veículo elétrico para a competição Fórmula SAEElétrico Brasil. A equipe é composta por alunos de engenharia da Facens de todos os cursos, Engenharia Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Civil e de Produção.

A B’Energy está entre as primeiras equipes de estudantes do Brasil a desenvolver o projeto de um carro elétrico e participar do Fórmula SAE Elétrico. Na 1ª edição, devido à falta de apoio, a participação ocorreu apenas com o projeto do carro, o B’00, mesmo assim, a equipe conquistou a 3ª posição na classificação geral. “Graças ao empenho, coragem e determinação de todos ao realizarem um projeto eficiente e promissor, a equipe está se fortalecendo e todos os envolvidos tem um futuro brilhante pela frente”, ressalta o vereador.

O veículo elétrico foi totalmente construído pela equipe de alunos da Facens, desde sua carroceria até o motor. Hoje, o projeto está avaliado em R$ 195 mil e, devido ao grande sucesso, conta com o apoio de mais de 50 empresas não só de Sorocaba, mas de toda a região e de várias partes do Brasil e do mundo. “Os alunos tiveram várias conquistas, construíram um carro elétrico desde a carroceria até o motor, tudo feito por eles, e me sinto honrado em ter a oportunidade de homenagear esses que já são vencedores e que serão formados engenheiros e poderão contribuir para um futuro melhor”, finalizou Manga.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios