Tags

A Câmara Municipal aprovou, na sessão legislativa desta terça-feira (1), um requerimento, do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), sugerindo a criação de quatro linhas de ônibus expressas para interligar os terminais Santo Antônio e São Paulo a bairros nas Zonas Norte, Oeste e Leste da cidade.

O autor defende a proposta como uma alternativa ao transporte coletivo nos horários de pico com baixo custo e execução imediata, pois o projeto do BRT – Ônibus Rápido “tornou-se utópico na atual conjuntura”.

O requerimento defende a criação de duas linhas expressas partindo do Terminal Santo Antônio: uma percorreria a Avenida Itavuvu (com destino ao Parque Vitória Régia) e a outra a Avenida Ipanema (até o Parque São Bento); do Terminal São Paulo seriam outras duas linhas: uma com ponto final na Avenida General Carneiro (na altura da Avenida Armando Pannunzio) e a outra se destinaria aos bairros Éden e Cajuru.

Estas linhas expressas funcionariam em horários de pico e teriam embarque e desembarque apenas em pontos específicos, o que permitiria percorrer os itinerários em menor tempo, com a possibilidade de cobrança de tarifa diferenciada. “O BRT não saiu do papel nos últimos quatro anos e tem um custo estimado de R$ 24,4 milhões, além do que, as desapropriações e obras demandariam meses. As linhas expressas, pelo contrário, poderiam ser implantadas imediatamente e com um baixo custo. Como o contrato do BRT não foi assinado ainda, é uma oportunidade de repensar o projeto”, explica Yabiku.

No requerimento, Yabiku sugere à Urbes – Trânsito e Transportes avaliar a implantação de uma das linhas em caráter experimental ainda neste ano. Como a Administração Municipal vai entrar num período de transição de governo a partir da próxima semana, Yabiku entregou uma cópia do requerimento ao prefeito eleito de Sorocaba, o vereador José Crespo (DEM).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios