Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), dá início nesta terça-feira (dia 20) à programação gratuita da 10ª Primavera dos Museus, com a exibição do filme “Que horas ela volta?” (2015), da diretora Anna Muylaert, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (Mefs). A sessão de cinema tem início às 15h e integra o Programa Pontos MIS em Sorocaba. A classificação etária é de 12 anos.

O drama conta a história de Val que, depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho, em São Paulo, tem estabilidade financeira, mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular.

Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da garota, apoiada por seus patrões. Mas, quando Jéssica chega a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.

O filme será exibido ainda na quarta-feira (dia 21), às 15h, e na quinta-feira (dia 22), às 19h. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na Rua Dr. Álvaro Soares, 553, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3231.1026.

Programação continua

Já na sexta-feira (dia 23), às 14h, a artista Aline Janice vai ministrar o workshop “Recursos na mediação para público com deficiência visual”, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). O evento trata de questões contemporâneas no âmbito educacional e artístico do museu e da questão que envolve a acessibilidade, além do cumprimento legal e jurídico.

Por meio de uma pesquisa de campo e da experiência como artista, Aline Janice procura investigar práticas de mediação para proporcionar, além do acesso, a qualidade de uma visita em um espaço expositivo e, também, fontes para a arte-educação. Aline Janice é estudante de licenciatura de Artes e estagiária do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura de Sorocaba.

De acordo com a Secult, a atividade tem como públicos-alvo pessoas com deficiência visual, mediadores, arte-educadores, artistas, educadores ou demais interessados. As inscrições já podem ser feitas das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3227.2825. São oferecidas 15 vagas, que estão sendo preenchidas por ordem de inscrição.

O MHS está localizado na Rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Sobre a Primavera dos Museus

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento tem como tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”, destacando o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências; assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura, de modo sustentável.

Para isso, o Ibram convida museus de todo o Brasil a desenvolver uma programação especial em torno do tema, chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre ele.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios