Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), fará a entrega das chaves de 416 apartamentos do Residencial Viver Melhor, nesta quinta-feira (11) às 15h.

Os imóveis foram construídos por meio dos programas “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal; “Casa Paulista”, do governo estadual, e “Nossa Casa”, que é o programa habitacional da Prefeitura de Sorocaba.

O residencial é dividido em três condomínios: Viver Melhor I, II e III e conta com apartamentos de 42 m² com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, além de uma vaga na garagem.

O equivalente a 95% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos Federal e Estadual, sendo que o restante é pago pelo morador, por meio de financiamento na Caixa Econômica Federal (CEF) com prazo para quitação de dez anos. As parcelas variam de R$ 25 a R$ 80 por mês e correspondem a até 5% da renda da família beneficiada.

O “Viver Melhor” segue as normas estabelecidas pelo programa “Minha casa Minha vida” e contempla famílias que estão inscritas no cadastro habitacional do município; 3% dos imóveis foram reservados para idosos, 7% para deficientes físicos e 30% para pessoas que moram em áreas de risco ou de regularização fundiária.

Uma das beneficiadas, Gabriela Aparecida da Silva, 22 anos, apesar da pouca idade acumula a responsabilidade de cuidar da casa e da filha, de 6 anos, que é deficiente. “Eu recebo apenas um salário-mínimo de ajuda do governo, para cuidar da minha filha, não posso trabalhar fora, vivia com doações de parentes e amigos e será muito bom ter o nosso cantinho”.

Já a merendeira Sirlandia Ribeiro da Costa, 30 anos, vive com três filhos numa área de risco no Jardim Ipiranga. “Toda vez que chovia forte eu ficava angustiada, com medo de desmoronamento, agora mal posso acreditar que vou morar num apartamento novo”, comenta.

A solenidade de entrega contará com a presença de autoridades e ainda da equipe de assistentes sociais da Prefeitura, que tem realizado reuniões socioeducativas como os futuros moradores para ajudar na organização da parte condominial.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios