Tags

Mais qualidade de vida, integração social e grandes resultados nas competições em nível regional e estadual. São os principais benefícios dos programas de treinamento esportivo voltados à terceira idade desenvolvidos em Sorocaba na opinião do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), ex-secretário de Esporte e Lazer.

Na sessão legislativa desta quinta-feira (7), a Câmara Municipal entregou Votos de Congratulações aos atletas sorocabanos pelos vice-campeonatos dos Jogos Abertos do Idoso (JAI) e dos Jogos do Idoso de São Sebastião (JISS). Autor das duas homenagens, Yabiku lembra ainda que, em 2016, Sorocaba sagrou-se tricampeã dos Jogos Regionais do Idoso (Jori).

Inicialmente, Yabiku apresentou Votos de Congratulações pela classificação de Sorocaba nos JISS, disputados na última semana de maio. Por conta dos períodos de treinamentos e competições dos idosos, a homenagem só pode acontecer em 7 de julho. Entretanto, os sorocabanos conquistaram, no último sábado (dia 2), os sorocabanos conquistaram um inédito 2.º lugar nos JAI 2016, disputados em Barretos (em 2015, a cidade ficou em 4º lugar).

Yabiku credita os resultados ao trabalho permanente desenvolvido pela Semes junto aos idosos, ações que manteve e foram aprimoradas em seu período como secretário de Esporte e Lazer, de janeiro de 2013 a abril de 2016. “As medalhas e troféus são consequências de um trabalho maior. São dezenas de idosos que conquistaram mais saúde, qualidade de vida, novas amizades e, inclusive, conheceram novas cidades por meio do esporte”, acredita.

Em conversa com os idosos, com seu tradicional bom humor, Yabiku ficou de pensar se irá se juntar à equipe de esportes de Sorocaba a partir de 2017. “Estou com 68 anos e continuo jogando futebol, faço caminhada e comecei a fazer a academia: não dá para descuidar da saúde. E no ano que vem, como já sou aposentado e não vou ser mais vereador, quem sabe a gente não comece a treinar juntos”, brincou.

Entre as modalidades que os idosos sorocabanos disputam, estão o vôlei, dança de salão, coreografia, tênis de mesa, atletismo, bocha, xadrez, buraco, peteca, malha, natação, dentre outras. Ao término da homenagem, alguns dos idosos aproveitaram para tirar fotos com o craque Falcão e demais atletas do Magnus Futsal, que também receberam Votos de Congratulações do Legislativo pela conquista da Copa Intercontinental de Futsal 2016, também proposta por Yabiku.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba