Tags

José Crespo Gonzales, prefeito de Sorocaba de 1969 a 1973, recebeu, in memoriam, a Comenda Referencial de Ética e Cidadania em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de segunda-feira, 4, com a presença de várias autoridades, familiares do homenageado e pessoas que o acompanharam ao longo de sua vida pública.

A iniciativa da homenagem foi do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Casa. O vereador José Crespo (DEM) e o médico Cássio Caldini Crespo, acompanhados de suas esposas, receberam e agradeceram a comenda em memória do homenageado.

Presidida pelo vereador José Francisco Martinez, a mesa de honra da sessão solene foi composta pelas seguintes autoridades: Antônio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Loja Maçônica Ética e Cidadania; Erinaldo Alves da Silva, prefeito de Votorantim; major Vanderson Eduardo Alcoléia, representando o coronel Antonio Valdir Gonçalves, comandante do CPI-7; José Felício Castelano, superintendente do Sesi de São Paulo; e Julio Cesar Martins, diretor geral do Sesi Sorocaba e Votorantim.

Além da esposa de José Crespo, Lilian Marangoni Crespo, e da esposa de Cássio Caldini Crespo, Vânia Lopes, vários familiares do homenageado participaram da sessão solene, que contou com a apresentação de um vídeo, com depoimentos de familiares, amigos e ex-funcionários e representantes do Sesi, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, do Rotary Club, da Sociedade Amigos de Bairro, da Fadi, da Prefeitura e da imprensa sorocabana, com os quais José Crespo Gonzales conviveu em seus mais de 50 anos de vida pública. O evento contou com apresentações musicais do cantor e tecladista Auro Camargo.

Dados biográficos – José Crespo Gonzales foi prefeito de Sorocaba de 1969 a 1973. Filho de imigrantes espanhóis radicados em Sorocaba, nasceu em 28 de maio de 1926. Formou-se contador e advogado e fez carreira profissional no Sesi, desde a criação da Delegacia Regional em 1946. Aposentou-se como diretor regional do Sesi, após mais de 50 anos de serviços prestados à entidade.

Foi casado com a professora Odilla Caldini Crespo, com quem teve dois filhos: o médico Cássio Caldini Crespo e o advogado e político José Antonio Caldini Crespo, ex-deputado estadual e, hoje, vereador da Câmara de Sorocaba.

Entre outros cargos, foi presidente do Sindicato dos Contabilistas; diretor do Gabinete de Leitura Sorocabano; presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e diretor da Casa das Mães e das Crianças.

Em 1968, foi eleito prefeito de Sorocaba com a maior votação do interior do Estado. Em sua administração, foi implantado o Parque Industrial, que atraiu mais de 80 novas empresas para Sorocaba.

Em sua gestão, construiu a Estação de Tratamento de Água, o Estádio Municipal, a Estação Rodoviária, redes de esgoto e conjuntos habitacionais, como o Guadalajara e o Jardim Sandra. Também abriu novas avenidas. Foi o principal responsável pela implantação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, a Fatec, por meio do então governador Abreu Sodré.

Faleceu em 9 de janeiro de 2011, aos 85 anos de idade. “José Crespo Gonzales deixou um legado de ética, idealismo e coragem, motivo de orgulho não apenas para seus dois ilustres filhos, que nele se inspiram, mas também para todo o povo sorocabano”, afirmou José Francisco Martinez (PSDB), ao celebrar a memória do homenageado.

O vereador José Crespo, usou a tribuna para agradecer a homenagem em memória de seu pai e a considerou “mais uma das manifestações da grandeza espiritual de José Francisco Martinez, que arrasta todos os que o conhecem pelo exemplo, pela prática, pelas atitudes que toma no dia a dia”.

Crespo afirmou que a homenagem marcou toda a sua família e, seu discurso de agradecimento, relembrou momentos importantes da vida de José Crespo Gonzales, inclusive episódios da família de imigrantes espanhóis no seio da qual o homenageado nasceu.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba