Tags

O líder do DEM na Câmara e presidente da CPI da Fila da Habitação, José Crespo (DEM), convocou o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura de Sorocaba, Toni Silveira, para depor novamente nesta terça-feira (14), às 12h15, logo após a sessão ordinária.

Esta é a segunda vez em que o secretário é convocado. Na primeira, em 31 de maio, ele não compareceu, alegando ter compromissos na Artesp, em São Paulo, assumidos anteriormente. Apesar disso, o próprio Silveira havia confirmado a presença ao receber a convocação. O secretário está sendo chamado a depor sobre a necessidade ou não de se fazer um novo cadastro da habitação e expor milhares de pessoas a noites ao relento para isso, mesmo sendo de outra pasta, porque na época do cadastramento (maio) respondeu pela Habitação.

Na sua gestão, a Secretaria de Habitação realizou um novo cadastro entre os 16 e 25, sob a afirmação de que a Caixa Econômica Federal havia solicitado e que tinha de fazê-lo até o dia 25, pois este seria o prazo final para a participação no sorteio dos Altos do Ipanema 2. No primeiro depoimento prestado à CPI, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Célia Marisa Molinari de Matos, negou que tivesse solicitado novo cadastro habitacional à Prefeitura, já que trabalhava com o primeiro fornecido pela administração.

“A afirmação da senhora Célia Marisa Molinari de Matos confirma aquilo que nós, vereadores, já sabíamos: não havia necessidade alguma de a Prefeitura ter exposto as milhares de pessoas que foram se cadastrar a noites ao relento, sem banheiro e segurança”, disse Crespo.

Benefício a candidato: No depoimento desta terça-feira, o presidente da CPI espera obter do secretário o que teria então motivado a realização do novo cadastramento, sobretudo tendo sido ele feito na sede da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária sem a estrutura adequada. Para o líder do DEM, pelo que disse a superintendente e pelo que os vereadores já apuraram ficou claro que a Prefeitura usou a suposta necessidade de se fazer um novo cadastro para beneficiar um candidato a vereador, que é diretor de Área na Secretaria de Habitação.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios