Tags

,

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que mantêm convênio com a Cooperativa de Reciclagem Reviver, apresentou balanço do total de equipamentos eletroeletrônicos coletados no ano de 2015.

Segundo Júlio César Andrade, responsável pelo núcleo de gerenciamento de resíduos, cerca de 91 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos foram coletados no período, sendo que 53,3 toneladas foram recicladas e 37,5 toneladas não aproveitadas, porém destinadas para local específico, evitando contaminação e danos ao meio ambiente.

Andrade explicou que a população tem sido a principal parceira na ação, deixando pilhas e baterias nos postos de coleta como Casas do Cidadão e nos terminais de ônibus da cidade, além de computadores velhos, ventiladores, aparelhos de TVs, que são entregues diariamente no Núcleo de Resíduos localizado no Jardim Iguatemi. O material também pode ser entregue à equipe do caminhão da coleta seletiva que transita pelos bairros da cidade.

O Núcleo recebe cerca de 30 ligações por dia de populares querendo saber informações de como fazer a entrega de equipamentos. A jovem Lígia de Barros, 27 anos, soube da cooperativa após uma pesquisa pela internet e ficou feliz ao descobrir que tinha um local gratuito para deixar os equipamentos que estavam na sua residência e que não tinham mais utilidade.

A Polícia Civil de Sorocaba é uma das parceiras do Núcleo e destina periodicamente produtos eletrônicos apreendidos. Empresas de médio e grande porte, que possuem equipamentos eletrônicos inservíveis, também fazem a coleta dos aparelhos, que depois é repassado para a cooperativa.

O galpão onde funciona a entidade e ocorre a reciclagem é cedido pela prefeitura, que também fornece um caminhão para coleta e equipamentos para prensagem. Todo esse investimento é para que a população tenha um local gratuito onde possa fazer a entrega voluntária desses resíduos e com isso, além de colaborar com a geração emprego, evitar sérios danos ao meio ambiente.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios