Tags

,

A equipe do Ônibus da Mulher, que permanecerá em manutenção durante o mês de janeiro, iniciou nesta segunda-feira (4) um atendimento especial às pacientes do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz.

Pelas próximas três semanas cerca de 170 mulheres serão cuidadas pelos profissionais que atuam na unidade móvel da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

As consultas têm enfoque, sobretudo, preventivo quanto ao câncer de colo de útero e de mama. “Estamos fazendo a coleta de papanicolau e o exame de mama, assim como encaminhamento para outros exames ou para consulta com especialistas, além tratamentos ginecológicos de casos mais corriqueiros, como secreções”, explica a enfermeira Cristiane Andréa Rosa.

O trabalho já foi realizado no ano passado, mas o atendimento às pacientes aconteceu deslocando-as até o local onde estava estacionado o Ônibus da Mulher, popularmente conhecido como Rosa. “Atendendo aqui no hospital há possibilidade de beneficiar um maior número de pessoas e temos o suporte da equipe do hospital. Aliás, diminui a chance do paciente estranhar o ambiente, pois está num local que costuma frequentar”, destaca a enfermeira.

Supervisora de saúde das unidades móveis e coordenadora dos eventos de Saúde da Mulher e do Homem da SES, Viviane Villas Boas adiantou que os pacientes do Hospital Vera Cruz, ainda em janeiro, passarão por acompanhamento vacinal para atualização de doses, bem como por atendimento da equipe do Ambulatório de Feridas da Policlínica Municipal, também ligado à SES.

A previsão é que o Ônibus Rosa, que iniciou suas atividades em maio de 2007 e tem perfil exclusivo focado na saúde reprodutiva feminina, volte a atender nos bairros no mês de fevereiro. A unidade tem capacidade para fazer, em média, 15 consultas por dia e que demoram cerca de 20 minutos cada. Os atendimentos ocorrem das 8h30 às 13h30, baseado na distribuição de senhas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias