Tags

Trezentas e vinte famílias de Sorocaba realizaram nesta quarta-feira (dia 30) o sonho da casa própria. Elas pegaram as chaves de seus apartamentos no residencial “Parque da Mata”, que fica no bairro Caguaçu.

A faxineira Vanderleia Rodrigues estava bastante emocionada. Ela contou que viveu um ano difícil, com desemprego e doenças na família e que o apartamento novo simboliza um período de mudança. “Tenho certeza que vamos ser muito felizes aqui.” Enquanto admirava o imóvel, confessou que já estava pensando na decoração: “vou pintar de cor-de-rosa o quarto da minha filha de oito anos”.

Construído por meio dos programas Minha Casa Minha Vida, Casa Paulista e do programa municipal Nossa Casa, o “Parque da Mata” tem vinte blocos de prédios, com dezesseis apartamentos cada.

A cerimônia de entrega das chaves contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Antônio Carlos Pannunzio, do secretário adjunto de habitação Nelson Baeta Neves Filho, da secretária municipal de Habitação (Sehab) Julia Galvão Andersson, demais autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal.

O governador citou que a casa própria é o maior sonho de qualquer família e que é uma grande alegria fazer a entrega das chaves. Lembrou que o governo tem no momento 116 mil imóveis em construção, tendo superado a meta inicial que era de 100 mil. Ele brincou com os moradores presentes contando que numa outra entrega perguntou a um homem quando ele se mudaria, e ele respondeu: “assim que o senhor for embora!”.

Pannunzio elogiou a eficiência da Caixa Economia federal e revelou que estava muito emocionado: “Vale a pena a vida pública, quando a gente tem princípios”, comentou. E terminou dizendo: “Deus abençoe a cada família aqui presente”.

A presidente Dilma Rousseff falou aos moradores presentes por meio de uma gravação exibida num telão. Ela disse que momentos como esse eram a razão do “Minha casa, minha vida” existir. “Nossa grande alegria é fazer as prestações caberem no bolso de vocês”, citou. Os moradores do “Parque da Mata” vão pagar parcelas que variam de R$ 25 a R$ 80 e terão 120 meses para quitação.

Escala e apartamentos

Para que as mudanças ocorram de forma tranquila e organizada, a Secretaria de Habitação definiu uma escala. Assim, gradativamente, as famílias vão se instalar nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2016. Foi publicada a listagem de moradores na edição desta quarta-feira (30) no jornal “Município de Sorocaba”.

“Esse agendamento é feito por pavimento. Começa pelo último andar e desce ao térreo, de modo que as pessoas tenham tranquilidade para organizar suas casas”, explica a titular da Sehab.

Cada pavimento tem quatro apartamentos. As unidades habitacionais são compostas por seis cômodos, sendo cozinha (4,75 m²) conjugada com área de serviço (2,42 m²), sala (11,16 m²), dois dormitórios (7,68 m²) e um banheiro (4,10 m²). Contém ainda hall de entrada (2,28 m²) e área de circulação (2,65 m²). A área total é de 49,67 m² e a útil, de 42,96 m²

Dez unidades são destinadas aos portadores de deficiência, com banheiros adaptados, distribuídos nos andares térreos de dez blocos. O empreendimento conta também com portaria, salão de festas e quadra social, além de vias internas pavimentadas, com espaço de estacionamento.

“Seremos muito felizes aqui”, profetizou a auxiliar de cozinha Elisangela Farias. Da mesma forma, o comerciário Getúlio Marques de Lima estava muito feliz: “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, desabafou.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios