Tags

Desde que foi implantada a ‘Atividade Delegada’ em Sorocaba, em maio de 2013, já somam 940 dias trabalhados. Diariamente 40 homens da Polícia Militar da área de abrangência do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), atuam em ações conjuntas para aumentar a segurança da população, ou atuando na área de fiscalização.

A atividade é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e Polícia Militar do Estado de São Paulo e entre janeiro e novembro foram investidos R$ 1.514.784,00 na atividade.

O principal foco ‘Atividade Delegada’ é a segurança da comunidade, mas os policiais também realizam ações de fiscalização de desmanches visando o combate a furto de veículos, na localização e funcionamento desses comércios, na fiscalização relacionada à obstrução de calçadas, na venda de bebidas alcoólicas para menores e até mesmo nas situações de poluição sonora. Os policias ainda combatem o comércio ambulante, uma das ações mais recentes em decorrência da celebração do Natal e o aumento do consumo.

Conforme explica o diretor de área de Segurança Comunitária, da Secretaria de Governo e Segurança Comunitária (SEG), Gilson Gonçalves Dias, diariamente os policiais militares atuam divididos nas 24 horas do dia, o que ocupou praticamente todos os dias do ano. Dias destaca que as ações operacionais são definidas em conjunto com o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior. “Pode participar da ‘Atividade Delegada’ o policial militar que atua na área do CPI/7 desde que esteja em seu dia de folga, para isso basta o interessado se inscrever”, comenta.

Uma Comissão Paritária é responsável pela definição da agenda de trabalho dos militares e se reúne para elencar os principais trabalhos a serem desenvolvidos durante a semana. Além do trabalho intensificado pela ‘Atividade Delegada’ a Polícia Militar promove ações de policiamento preventivo normalmente. Entre novembro e dezembro o foco da atuação foi, principalmente, a área central da cidade, onde houve aumento no fluxo de pessoas por conta das compras natalinas.

Operações

Entre as operações desenvolvidas pelas equipes que trabalham diariamente exercendo a ‘Atividade Delegada’, algumas se destacaram durante o ano. De acordo com o registro de produtividade, de janeiro a dezembro de 2015 foram apreendidos 29.215 CDs e DVDs e 13.118 maços de cigarros. Nesse mesmo período, 12.669 condutores de veículos foram abordados para fiscalização.

Dias informa ainda que 7.494 veículos foram vistoriados no período de janeiro a novembro deste ano, sendo que 239 foram recolhidos. O trabalho também rendeu vistoria em 5.175 motocicletas, com o recolhimento de 138 delas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias