Tags

, ,

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio apresentou à população, nesta quinta-feira (17), o Posto de Coleta de Exames Especiais do Laboratório da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip).

A unidade de apoio diagnóstico à Rede Municipal de Saúde está em funcionamento na Rua Minas Gerais, 275, no Centro, e é destinada à coleta de exames cujas especificidades, tempo de realização e credibilidade de resultados demandam atenção especial aos pacientes atendidos.

“Funciona num prédio alugado, totalmente adaptado para receber os pacientes, resguardando a intimidade de cada um durante o exame. É um passo importante em favor do atendimento de situações do cotidiano do munícipe e está aparelhado para suportar aumento de solicitações, em caso de situações de emergência”, enfatizou o prefeito, pouco antes de desatar a fita que simbolizou a abertura oficial da unidade.

A sala de coleta especial foi montada para atender os pacientes da rede municipal de Sorocaba conforme contrato celebrado entre Afip e Prefeitura, decorrente do processo de licitação Pregão Presencial 244/2014. A nova unidade está capacitada para atender a até 250 pacientes ao dia, porém iniciou os serviços para 70. “A partir de janeiro de 2016 haverá um aumento gradual na oferta de vagas”, explica Alexandra Garcia, executiva de negócios da Afip.

Na unidade há cinco boxes de coleta normal; uma sala com capacidade para atender até 20 pacientes para coleta de curva glicêmica por dia (exame mais demorado e que dura aproximadamente duas horas); duas para coletas ginecológicas e secreções, com banheiros; e 05 banheiros. Inicialmente, uma equipe formada por 10 pessoas atuará no local, sendo três diretamente na coleta de material para exames, três na recepção e três no tratamento do material coletado, além de uma enfermeira.

Os exames que serão realizados no posta são Curva Glicêmica ou Insulinêmica, Espermograma, Swab Anal, Bacterioscopia de secreções, Cultura de Secreções, Cultura de Fungos, Micológico Direto, Teste de Intolerância a Lactose, Glicemia Pós Prandial, Cultura de ferida, Exames de Coagulação e outros que se fizerem necessários. Será oferecido café e bolacha aos pacientes que fizeram coleta, mediante ficha. A coleta é feita em Sorocaba e o material é analisado no laboratório da Afip em São Paulo. Em geral, o prazo médio de entrega dos resultados é de três dias, no caso desses exames de rotina.

O secretário da Saúde, Francisco Fernandes, destacou o sucesso da parceira com a Afip, que está em atuação no município desde o dia 3 de novembro e mantém também um laboratório na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste, para processamento de exames de urgência e emergência. “Neste caso, a entrega do resultado tem sido feita em até uma hora e onze minutos, bem abaixo do prazo definido como ideal pela Afip, que é de duas horas”, ressalta.

No primeiro mês de atendimento, a Afip realizou em Sorocaba 106.696 exames, dos quais cerca de 10% deles de urgência e emergência. A instituição tem oferta de cerca de 450 tipos de exames e foi contratada por um ano, com possibilidade de renovação por mais quatro. O investimento anual da Prefeitura é de R$ 8 milhões. Os valores pagos pelos serviços têm como referência a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos demais casos, aqueles não cobertos pelo SUS, a unidade de referência é a tabela de convênios.

A Afip

A Afip é uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica fundada na década de 1970 por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores, com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à comunidade, com ênfase no serviço público de saúde. Além da sede na capital paulista, a associação mantém mais de 50 endereços em 6 estados brasileiros, para o cumprimento de suas finalidades estatutárias e sociais. Incluindo Sorocaba, são ao todo 17 cidades atendidas pela Afip.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios