Tags

O vereador José Francisco Martinez (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o Exercício 2016 na manhã desta terça-feira, 15, durante a última sessão ordinária do ano, exclusiva para eleger a Mesa Diretora da Casa.

Pela sétima vez o parlamentar irá assumir a presidência do Legislativo sorocabano. Martinez recebeu 14 votos.

Para 1º vice-presidente os parlamentares elegeram o vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR), atual presidente da Casa, com 16 votos. Completando a nova Mesa da Câmara, foram eleitos os vereadores Pastor Apolo (PSB – 14 votos) como 2º vice-presidente; Rodrigo Manga (PP – 14 votos) como 3º vice-presidente; Luis Santos (Pros – 20 votos) como 1º secretário; Muri de Brigadeiro (PRP – 12 votos) como 2º secretário, e Jessé Loures (PV – 20 votos), como 3º secretário.

Presidência: O vereador José Francisco Martinez, em seu quinto mandato como vereador, já foi presidente da Casa por seis vezes e segue agora para a sétima presidência. Martinez agradeceu aos votos, aos demais vereadores, em especial ao atual presidente, Cláudio Sorocaba I, e a todos os funcionários. O presidente eleito disse que as exigências do cargo “nem sempre agradam a todos”, mas espera inovar e trabalhar pelos funcionários da Casa e pela população. O vereador lembrou o crescimento do Legislativo desde que entrou na Casa, destacando a importância dos concursos públicos para a composição da equipe de funcionários.

E ao fim de seu segundo mandato, o vereador Cláudio Sorocaba I falou sobre a honra de presidir a Câmara de Sorocaba, uma das mais importantes do Estado, como frisou. O parlamentar agradeceu nominalmente os colegas, lembrando que aprendeu muito com cada um dos 19 vereadores. “Se eu fui bem na presidência, é porque vocês me ajudaram. Quero agradecer ainda todos os funcionários. Nestes dois anos, recebi o apoio de cada um. A responsabilidade foi grande, mas eu encontrei o apoio da Mesa Diretora, do meu gabinete e de todos os funcionários”, afirmou Cláudio, emocionado.

Os demais vereadores também se manifestaram na última sessão do ano para desejar seus votos.

Candidatos: Três vereadores se colocaram como candidatos à presidência da Câmara neste ano. Além de Martinez, que venceu com 14 votos, Francisco França (PT) recebeu quatro votos e Fernando Dini (PMDB) dois.

Em nome da bancada do PT, o vereador Izídio de Brito defendeu a candidatura do vereador Francisco França e apresentou sua proposta de trabalho. França está em sua terceira legislatura e já foi vice-presidente da Casa. Izídio ressaltou que o parlamentar sempre foi um vereador de oposição, porém propositivo. A proposta do partido para a presidência previa o fortalecimento do parlamento e a ampliação do debate com a população através de audiências públicas, além da intensificação do trabalho de consolidação das leis e a revisão do Regimento Interno, entre outras ações.

O vereador Fernando Dini também se colocou como candidato, defendendo mudanças no Legislativo e a importância da alternância do poder. O vereador votou nele mesmo para presidente, ressaltando as qualidades dos demais candidatos. Dini também recebeu o voto de José Crespo (DEM).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba