Tags

O Comitê Municipal pela Primeira Infância reúne neste sábado (12), na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, crianças de zero a seis anos para um momento de ‘escuta’. O objetivo é compreender suas necessidades, seus anseios e ideias por meio das próprias perspectivas e olhares, promovendo a participação infantil na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Sorocaba – PMPI.

A ‘escuta’ acontecerá pode meio de atividades lúdicas e que podem fornecer elementos importantes aos organizadores. Serão rodas de conversa, desenho, música e contação de história que possibilitarão compreender as expectativas das crianças. A intenção é oferecer oficinas de diferentes linguagens, onde não só suas falas serão registradas, mas seus gestos, olhares e outras expressões corporais.

“É preciso saber ouvi-las e compreender as mensagens que nos são transmitidas por diferentes linguagens para que possamos construir cidades mais acolhedoras, que respeitem as crianças como cidadãs participantes nas escolhas e decisões”, falou Maria Inês Moron Pannunzio, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e integrante do Comitê.

O PMPI é o documento que vai orientar a ação do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade para os próximos dez anos. Um Plano que precisa, efetivamente, contribuir para ampliar as oportunidades de desenvolvimento integral das crianças.

O processo de elaboração do PMPI precisa ser um espaço importante de participação das crianças. Trata-se de uma prática que garante o direito à participação infantil, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU.

De acordo com o Comitê, esta etapa não tem a pretensão de representar as opiniões de todas as crianças, mas buscar considerar a opinião coletiva de crianças na faixa etária para que seja possível garantir a representação da diversidade de vivências infantis na cidade.

O Comitê

Em maio de 2014, Sorocaba tornou-se membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Em julho, foi realizada a 1ª Oficina sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância, com a consultoria do Instituto da Infância (IFAN), que orientou sobre os primeiros passos para a elaboração de um Plano Municipal.

O Comitê realizou uma sensibilização sobre a importância da “escuta” como instrumento de trabalho com crianças. Um dos objetivos do encontro foi capacitar os profissionais para ouvir as propostas das crianças para o PMPI, já que o Plano é direcionado a elas.

Formado por representantes das secretarias municipais, do Fundo Social de Solidariedade, de órgãos do Poder Público, de instituições da sociedade civil, o Comitê se reúne semanalmente para avaliar as novas sugestões apresentadas nesta última oficina e reescrever, quando necessário, os textos que compõe o documento.

Todas as ações do Comitê, bem como os próximos passos de elaboração do PMPI estão sendo divulgados também na página do facebook: Comitê Primeira Infância Sorocaba.

A versão preliminar do documento encontra-se no site www.sorocaba.sp.gov.br/primeirainfancia para consulta.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios