Tags

Desde a semana passada, o Conselho Tutelar de Sorocaba ganhou mais cor com a brinquedoteca que foi montada no saguão de entrada da unidade.

O novo espaço conta com jogos, bonecas, bichos de pelúcia, entre outros objetos, e já está sendo utilizado pelas crianças e adolescentes que frequentam a unidade, aguardando muitas vezes os pais, enquanto participam das reuniões e atendimentos com os conselheiros tutelares.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a criação do espaço tem por objetivo tornar mais agradável e menos dolorosa a permanência das crianças no Conselho Tutelar. O órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

“Elas muitas vezes passam horas aqui, às vezes o dia todo, e é um momento de estresse, no qual elas estão bastante vulneráveis. A ideia é minimizar esta situação de tensão e expectativa, levando-as para o mundo da brincadeira”, explica Marilene de Oliveira, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

De acordo com Rosimeire Porto, atual presidente do Conselho Tutelar, a iniciativa foi brilhante. “O ambiente ficou mais leve e agradável e já percebemos que as crianças ficam mais descontraídas enquanto permanecem aqui. Elas até interagem mais uma com as outras. Ficou tudo mais colorido e mais alegre”, destaca.

Para a criação da brinquedoteca, a Coordenadoria da Criança e do Adolescente utilizou os brinquedos que sobraram da última Feira de Troca de Brinquedos, realizada às vésperas do Dia das Crianças (12 de outubro) deste ano. “Eu também recebi doações de outras pessoas que souberam que eu estava montando este espaço, como o tapete colorido e esta mesa para elas desenharem”, contou Marilene de Oliveira.

As pessoas interessadas em colaborar com o novo espaço ainda podem ajudar e doar brinquedos, livros infantis e infanto-juvenis, lápis de cor, livros de pintura, entre outros, na própria unidade.

O Conselho Tutelar está localizado num imóvel na Rua Líbero Badaró, 171, no Vergueiro, junto com a Coordenadoria da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5300.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias