Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, realiza a partir da próxima terça-feira (3) a Quinzena Municipal de Prevenção de Zoonoses.

O evento tem por objetivo fazer uma ação de comunicação e mobilização social no município para prevenir zoonoses – doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. Para isso, contará com a realização de atividades especiais sobre o tema até o dia 13 de novembro.

“Com este evento queremos informar a população sobre a existências destas doenças e as formas de evitá-las, tudo para preveni-las em nossa cidade”, explica a veterinária da Zoonoses, Thaís Buti.

As atividades serão realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Palácio dos Tropeiros, no bairro Caputera, e durante a campanha de vacinação contra a raiva, no dia 7 de novembro.

Confira a programação do evento:

1) EXPOSIÇÃO DE ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

Ação: Instalação de exposição com material didático e ilustrativo sobre Leishmaniose Visceral Canina; Leptospirose e prevenção de roedores; Raiva e prevenção de morcegos.

Objetivo: Orientação à população sobre as doenças citadas e métodos de prevenção.

Cronograma:

– 03 a 05/11 – Exposição na UBS Vila Haro;

– 06, 09 e 10/11 – Exposição na UBS Brigadeiro Tobias

– 11 a 13/11 – Exposição no Paço Municipal

2) CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Data: 07/11 (sábado), das 9h às 17h

Ação: Aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos.

Objetivo: Imunizar os animais da cidade contra a Raiva visando prevenir a ocorrência da doença na cidade.

3) PALESTRA DE PREVENÇÃO À LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO BAIRRO CAPUTERA

Data: 04/11 (quarta-feira), às 18h30

Ação: Apresentação de palestra com orientação à população do bairro Caputera sobre a Leishmaniose Visceral Canina, sintomas nos animais, sintomas em humanos, e, principalmente, formas de prevenção. Distribuição de panfletos ilustrativos.

Objetivo: Orientação e mobilização social quanto à doença e formas de prevenção, visando prevenir a disseminação da doença no bairro.

4) COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

Data: 07/11 (sábado), das 9h às 17h

Ação: Distribuição de panfletos ilustrativos e orientação à população sobre a Leishmaniose Visceral Canina, sintomas nos animais, sintomas em humanos, e, principalmente, formas de prevenção.

Objetivo: Orientação e mobilização social quanto à doença e formas de prevenção, visando prevenir a disseminação da doença no município.

5) CURSO “A IMPORTÂNCIA DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS NA SAÚDE PÚBLICA”

Data: 11/11 (quarta-feira), às 18h30, no Salão de Vidro (apenas para médicos veterinários)

Ação: realização de curso com palestras relacionadas à saúde pública para os médicos veterinários do município.

Objetivo: Mostrar a necessidade e diretrizes para a regularização dos estabelecimentos veterinários do município perante a Vigilância Sanitária; informar sobre a distribuição dos casos de leishmaniose visceral canina; sensibilizar os profissionais veterinários do município a suspeitarem da doença e realizarem a notificação de casos suspeitos; informar sobre raiva e leptospirose, e a importância da notificação dos casos na prevenção destas doenças.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias