Tags

A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), da Prefeitura de Sorocaba, iniciou nesta quinta-feira (29) as obras para recapeamento de um trecho de 650 metros da Avenida Antonio Carlos Comitre, sentido bairro-centro, no Campolim. Os serviços começaram com as obras de reparos em sarjetas e, a partir desta sexta-feira (30), terá início a recuperação do pavimento.

O trânsito de veículos no local opera com meia faixa nos pontos que recebem intervenções. Também na sexta-feira (29) terá início o recapeamento da Rua Dr. Gabriel Rezende Passos, no Jardim Piratininga.

As obras ocorrem sempre das 9h às 16h, como forma de evitar complicações no trânsito de veículos nos horários de pico de movimento. Os locais estarão devidamente sinalizados e a Urbes – Trânsito e Transportes orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas e redobrarem a atenção ao passar por esses pontos. No Campolim, elas estão a cargo da Construtora Julio & Julio, enquanto que no Jardim Piratininga a execução caberá à Obragen Engenharia e Construções Ltda.

A Semob informa que a recuperação das sarjetas em determinados pontos da Av. Antonio Carlos Comitre é necessária para evitar possíveis danos no asfalto a ser aplicado, o que pode ser provocado por infiltrações a partir de rachaduras no sistema de drenagem de águas pluviais. O fresamento – remoção do pavimento deteriorado – será feito somente na faixa de rolamento da direita, que está mais danificada porque recebe maior fluxo de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

“O próximo passo será a aplicação do binder e depois a capa asfáltica em toda a pista”, destaca Olavo Ferreira, gerente de fiscalização da Semob. O binder é uma camada mais grossa de asfalto usada para regularizar a pista e que serve como base para a cobertura asfáltica de acabamento. Caso não haja imprevistos, como chuva, a previsão da Semob é que os serviços nesse ponto no Campolim sejam concluídos na próxima semana. “Os trabalhos prosseguem, inclusive, no sábado”, complementa Olavo.

Na obra no Campolim, a Construtora Julio & Julio vai aproveitar a mesma equipe e maquinário que estão sendo utilizados nas obras de recape da Avenida São Paulo. O primeiro e segundo trechos, respectivamente, na altura do bairro Árvore Grande e do Jardim do Sol, foram finalizados esta semana. A equipe está concentrada nesta quinta-feira (29) no refazimento de pontos nas proximidades do local onde funcionou o Hospital Mental. “A previsão é que até o final da tarde as obras ali estejam prontas, com exceção da sinalização de solo, que será feita posteriormente pela Urbes”, adianta Olavo.

Jd. Piratininga

Na Rua Dr. Gabriel Rezende Passos, no Jardim Piratininga, não será feito o fresamento da pista, apenas a regularização e posterior aplicação do novo asfalto. A rua é a principal via do bairro e está cheia de remendos do asfalto, por isso será totalmente recuperada ao longo dos seus 1.100 metros de extensão.

“Está precisando mesmo. O serviço tem que ficar tão bom quanto o que foi feito na Avenida São Paulo”, destacou Denilson Dias, 43 anos. Ele é proprietário de uma mecânica nessa via há onze anos, e revela: “Não tem amortecedor que aguente tanto buraco. Do meu carro mesmo já tive que trocar várias vezes a bucha”. A estimativa da Semob é que até meados da próxima semana o serviço seja finalizado nessa via.

Conforme a Urbes, a partir das 8h desta sexta-feira (30) a Rua Gabriel Resende Passos terá trechos de bloqueio para o tráfego de veículos devido às obras. O trecho será sinalizado com placas informando a necessidade dos condutores realizarem desvio de quadra, que também será adotado pelo transporte coletivo quando necessário. O local contará com o monitoramento dos agentes de trânsito da Urbes.

Pacote

As intervenções na Avenida Antonio Carlos Comitre e na Rua Dr. Gabriel Rezende Passos fazem parte do pacote de obras de recapeamento que vai contemplar ao todo 115 quilômetros de 234 vias, em 89 bairros de Sorocaba, ao longo de dois anos. O investimento total é de R$ 33,1 milhões.

Além da Construtora Julio & Julio e da Obragen Engenharia e Construções Ltda., as outras empresas contratadas para executar as obras pela cidade são a SPLBase Engenharia Ltda. e a Ellenco Construções Ltda., cada uma responsável por um lote de ruas, conforme estabelece o edital de licitação (CPL nº 0837/2013 – Concorrência nº 011/2013).

O recapeamento contempla vias do Jd. América, Jd. Faculdade, Jd. Mariana, Jd. Panorama, Jd. Sônia Maria, Jd. Sueleny Maria 1, Jd. Tatiana, Jd. Tortelli, Vila Progresso, Brigadeiro Tobias, Santa Marina, Vila Haro, Vila Gabriel, Vila Santana, Vila Fiori, Jd. Montreal, Jd. Novo Mundo, Ipanema Ville, Jd. Maria Eugênia, Jd. Piratininga, Parque das Laranjeiras, Nova Sorocaba, Vila Eufrásio, Éden, Árvore Grande, Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, Jd. Magnólia, Jd. Los Angeles, Jd. Guarujá, Jd. Brasilândia, Centro, Vila Santa Rita, Vila Rodrigues, Vila Adélia, Jd. São Carlos, Boa Vista, Wanel Ville 1, Wanel Ville 2, Jd. Itanguá, Jd. Ipiranga, Jd. São Marcos, Central Parque, Jd. Josane, Parque dos Eucaliptos, Além-Ponte, Vila Amélia, Terra Vermelha, Jd. do Sol, Jd. Pacaembu, Jd. Novo Horizonte, Jardim Nova Esperança, Jd. Gonçalves, Cajuru, Altos do Itavuvu, Jd. Bertanha, Jd. Liberdade, Jd. Nicanor Marques, Jd. Paulista, Jd. Paulista 2, Jd. São Guilherme, Lopes de Oliveira, Jd. Gramados de Sorocaba, Vila Nova Aparecidinha, Jd. Maria Antonia Prado, Mineirão, Parque São Bento, Parque Vitória Régia, Prestes de Barros, Jd. Guaíba, Jd. Edgard Marques, Vila Alice, Vila Assis, Vila Astúrias, Jd. Helena Cristina, Vila Maria do Carmo, Vila Marina Dias, Vila Porcel, Jardim Refúgio, Vila São João, Alto da Boa Vista, Retiro São João, Jd. Simus, Vila Amato, Vila Formosa, Vila Hortência, Jd. Iguatemi, Jd. América, Parque Esmeralda e Vila São Domingos.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias