Tags

A Prefeitura de Sorocaba vai comemorar o aniversário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” nesta quarta-feira (dia 21), às 11h, com cinco bolos feitos especialmente para esta data, que somam 20 quilos. As pessoas que estiverem no Zoo poderão cantar parabéns e também se deliciarem com uma fatia do bolo de aniversário que será servido gratuitamente aos visitantes.

Na ocasião, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio ainda vai reinaugurar a lanchonete do parque e entregar cadeiras de rodas, visando garantir a acessibilidade e a utilização mais democrática dos parques ecológicos da cidade.

Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente, as atividades comemoram os 47 anos de fundação do Zoo (20 de outubro) e também o Dia do Lobo-Guará (12 de outubro), que neste ano é celebrado de uma forma mais especial, já que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) declarou 2015 como sendo o “Ano do Lobo-Guará”.

A lanchonete do Zoo passou por uma grande reforma, tanto na área interna quanto na externa, a fim de proporcionar momentos mais agradáveis aos visitantes. Além do novo visual, a lanchonete conta com um cardápio diferenciado, elaborado para incentivar a alimentação mais saudável, que inclui frutas, sucos naturais, salgados assados, bolos sem recheio, entre outros. Este cuidado com o cardápio se dá em conformidade com a importância dos Zoológicos como centros de educação ambiental para a população, portanto, faz parte deste contexto levar o visitante a refletir sobre hábitos de vida, alimentação saudável, saúde e bem-estar.

Já as 10 cadeiras de roda serão distribuídas nos parques ecológicos, sendo três ao Zoo, duas ao Parque da Água Vermelha “João Cancio Pereira”, duas ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, uma ao Parque da Biquinha, uma ao Parque Natural “Chico Mendes” e uma ao Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”.

A acessibilidade é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo nas últimas décadas e está diretamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, as cadeiras de rodas foram cedidas pelo Rotary Club de Sorocaba Sul por meio do seu projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, após a Prefeitura de Sorocaba lançar um edital de chamamento público para interessados na cessão dos equipamentos.

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias