Tags

A Uniten – Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios recebeu na manhã deste sábado (17) um público de aproximadamente 50 pessoas que discutiu o Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI, documento que vem sendo construído desde julho de 2014 pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância.

O PMPI é um documento intersetorial que vai orientar a ação do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.

Estiveram presentes representantes de escolas, organizações públicas e privadas, instituições, profissionais das áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, e interessados pelo tema. Também participaram a Vice-Prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, o Secretário de Educação Flaviano Agostinho de Lima, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, que também é integrante do Comitê Municipal pela Primeira Infância, e representantes do deputado estadual Raul Marcelo e do vereador Fernando Dini.

O publico presente se dividiu em salas, divididas pelos temas: Educação Infantil, Direito de Brincar, Saúde, Diversidade, Violências e Assistência Social às Famílias. Estas são as temáticas apresentadas no Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) que integram o Plano Municipal.

Em cada sala, um representante do Comitê apresentou o texto do documento, repensado e reescrito a partir de sugestões e contribuições enviadas pela comunidade até o dia 28 de setembro.

Todas as contribuições, bem como a primeira versão do Plano, estão disponíveis, desde o dia 29 de julho, no endereço www.sorocaba.sp.gov.br/primeirainfancia. As contribuições da oficina realizada hoje estarão disponíveis a partir do dia 23 de outubro.

Uma das contribuições apresentadas durante a Oficina e que será organizada pelo Comitê é a organização de uma “escuta de crianças”, ação indicada pelo Plano Nacional para ouvir as propostas das crianças, já que o Plano é direcionado a elas.

Durante o mês de Novembro, o Comitê irá reunir semanalmente para avaliar as novas sugestões apresentadas nas salas e reescrever, quando necessário, os textos que compõe o documento.

O Comitê é formado por representantes das secretarias municipais, do Fundo Social de Solidariedade, de órgãos do Poder Público, de instituições da sociedade civil, e tem se reunido  desde julho de 2014, para elaboração do Plano. O Comitê foi oficializado por meio do Decreto nº 21.794-15 de 22 de abril de 2015.

Todas as ações do Comitê, bem como os próximos passos de elaboração do PMPI estão sendo divulgados também na página do facebook: Comitê Primeira Infância Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias