Tags

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita a implantação do atendimento do Ônibus da Mulher e do Ônibus do Homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida, segundo a vereadora, tem por objetivo agilizar o atendimento nessas unidades de saúde.

“Tanto o Ônibus da Mulher quanto o Ônibus do Homem geralmente atendem em locais de referência, como próprios municipais, praças e centros comerciais. Como as Unidades Básicas de Saúde também são centros de referência dos bairros, o atendimento desses ônibus nas portas das unidades em determinados dias facilitaria o acesso da população, que geralmente procura o posto de saúde quando passa mal e nem sempre sabe onde os ônibus estão”, argumenta a vereadora.

Em seu requerimento, a vereadora lembra que o Ônibus da Mulher, também conhecido como Ônibus Rosa, foi implantado em maio de 2007, com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres das comunidades mais distantes aos serviços de saúde. O ônibus oferece consultas de enfermagem, coleta de Papanicolau (para prevenir câncer do colo uterino) e mamografia, entre outros procedimentos.

Já o Ônibus do Homem, também conhecido como Ônibus Azul, começou a visitar os bairros em agosto de 2010, orientando a população masculina sobre os cuidados com a saúde, por meio de exames básicos de saúde, inclusive medidas de prevenção do câncer de próstata.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios