Tags

,

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu na manhã desta sexta-feira (02) em seu gabinete, secretários municipais para falar sobre a participação de Sorocaba na 2ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem (CICA, ou ICLC em inglês).

O evento foi organizado pelo governo da Cidade do México, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Sorocaba foi a única cidade do Brasil premiada na 2ª Conferência Internacional, em um grupo de apenas 12 cidades do mundo. “Eu quero deixar claro aqui que esse prêmio não se limita à área da educação. A educação é uma vertente importantíssíma, mas a área cultural, a área esportiva, as questões ambientais, desenvolvimento social, ou seja, todas as secretarias têm seu compromisso”, disse Pannunzio.

Durante o encontro foram apresentados programas e projetos de sucesso, desenvolvidos pela Prefeitura de Sorocaba. Os programas Escola Viva, Escola Digital, Escola da Escola, Escola Para o Futuro, todos da Secretaria da Educação; e iniciativas de atenção ao idoso, por meio do Clube e da Chácara do Idoso, bem como de preservação do meio ambiente e de educação ambiental, entre outros, foram levados ao conhecimento dos participantes do evento.

Pannunzio aponta que os avanços tecnológicos na cidade também contribuíram para que a cidade recebesse esse prêmio. “O anel de fibra óptica permitiu praticamente a ligação de todos os próprios da Prefeitura e estende internet grátis para a população em vários pontos”, afirma o prefeito.

O recebimento do prêmio é mais um orgulho para o cidadão sorocabano. “A cidade está se tornando modelo não só pelo esforço do poder público, mas sobretudo da contribuição que vem recebendo da população. Se a nossa cidade está mais limpa, é porque a população está colaborando”, avalia.

Para que as crianças absorvam o conceito da Cidade de Aprendizagem, os alunos contam com o programa Roteiro Educador. “É um programa já permanente da Prefeitura, onde os professores acompanham as suas classes percorrendo a cidade e conhecendo os pontos históricos”, explica Pannunzio.

Participaram do encontro os secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Jaqueline Gomes (Cultura) e Francisco Moko Yabiku (Esportes). A assessora técnica da Sedu, Jéssica Pedrosa, representou o secretário da pasta, Flaviano Agostinho de Lima.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios